Águas de Lindóia, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017
Segu
29/05
25 °C
14 °C
Índice UV
6.0
Ter
30/05
24 °C
14 °C
Índice UV
6.0
Quar
31/05
21 °C
12 °C
Índice UV
6.0
Quin
01/06
18 °C
12 °C
Índice UV
6.0
Buscar

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 20 de Abril de 2017

Prefeitura retomará Operação Cata-treco na segunda semana de maio

Prefeitura retomará Operação Cata-treco na segunda semana de maio

Equipes interromperam ação em virtude de feriados prolongados. Em apenas 5 semanas, mais de 100 toneladas de materiais inservíveis já foram recolhidos pelo projeto

 

A Secretaria de Meio Ambiente vai interromper a Operação Cata-treco que vinha sendo realizada pela Prefeitura Municipal. O motivo, segundo o secretário José Mauro Alvarenga, foi evitar que a logística de deslocamento dos materiais atrapalhasse o fluxo de turistas e visitantes durante as semanas com feriados prolongados. Em cinco semanas de atuação foram recolhidos cerca de 110 toneladas de materiais inservíveis em cinco regiões do município. Os próximos bairros que receberão a visita da equipe de coleta serão os pertencentes a região 6 – Barreiro, Jardim das Colinas, Jardim Jussara e Jardim Meridiem.

 

A Operação Cata-treco faz parte do plano de limpeza do município, que já contou com mutirões e ações do gênero em vários pontos da cidade. A secretaria dividiu o município em seis setores onde a cada semana as equipes fazem a coleta dos materiais em dois dias específicos e pré-agendados de acordo com um cronograma.

 

São dois tipos de coleta: o primeiro, realizado sempre às quartas-feiras, tem por objetivo retirar móveis e eletrodomésticos que não são mais utilizados e que os donos desejam se desfazer; já no segundo, sempre às quintas-feiras, as equipes coletam de galhos e restos de poda de árvores. O cronograma de trabalho prevê que cada setor tenha o retorno das equipes a cada 45 dias, em média.

 

Embora o resultado seja considerado satisfatório pelo secretário, em alguns pontos da cidade ainda é possível ver lixo descartado inadequadamente. Isso por que muitas pessoas não estão observando o cronograma do projeto ou ainda não se conscientizaram da importância do descarte correto. “O projeto está com um ótimo aproveitamento. Conseguimos reduzir o volume de materiais descartados na natureza e nas ruas e áreas verdes da cidade, mas ainda precisamos que a população participe cada vez mais, de acordo com o cronograma que criamos”, diz José Mauro.

 

O secretário lembra que o descarte em áreas públicas ou em terrenos é considerado ilegal, de acordo com lei municipal, que prevê multa de até R$ 750,00. Ele disse, ainda, que a prefeitura não realiza a coleta de entulho ou restos de materiais de construção, para os quais é necessária a contratação de um serviço especializado por parte do responsável pela obra. O descarte irregular de entulho também gera multa aos proprietários de imóveis, segundo a legislação municipal.

 

Os interessados em saber mais sobre o projeto ou obter outras informações devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones 3824 3321 ou 3924 9320.


voltar para a listagem de notícias...

EDUCAÇÃO
Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - Educação
TROCA DE LÂMPADA
Prefeitura Municipal de Ribeirão do Sul - Troca de Lâmpada
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - Guia da Cidade
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

ver todos os telefones...

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro.
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000
GooglePlayAppStore
Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

King Page - Fábrica de Software