Saúde - Terça-feira, 09 de Maio de 2017

Direção do Hospital apresenta balanço financeiro para Prefeitura

Mesmo com dificuldades financeira, administração mantém repasses em dia. Valor dos repasses para a instituição neste ano chegará a quase R$ 2,5 milhões

A Direção do Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi encaminhou ao prefeito cópia do balanço, da demonstração financeira e dos relatórios de auditoria independente das contas referentes ao exercício de 2016. Segundo os documentos, as despesas do hospital no ano de 2016 foram de R$ 6,7 milhões, sendo que o município contribui com mais de um terço do total destas despesas: o valor que será repassado para o hospital em 2017 é de R$ 2.444.905,08. Mesmo com a crise financeira do município, os repasses deste ano estão sendo feitos em dia e já somam R$ 815 mil.

O prefeito solicitou o balanço da administração do hospital durante uma reunião realizada no final do mês passado. A intenção é analisar a questão financeira e avaliar formas de melhorar a receita do hospital com outras ações, como campanhas beneficentes envolvendo a população. A medida seria importante para ajustar o desequilíbrio entre receita e despesa, já que o hospital teve um déficit de R$ 624 mil no ano passado.

De acordo com os números, o município ainda transfere cerca de R$ 115 mil referentes ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC) – para estabelecimentos hospitalares constituídos como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, que- possuem trinta ou mais leitos ativos, e o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde – e do Teto de Alta e Média Complexidade definido pelo Estado.

As Autorizações de Internação Hospitalares (AIH) que são destinadas pelo SUS para pacientes lindoienses também são direcionadas pelo município ao Hospital e chegaram a R$ 555 mil no ano passado. Somados, estes valores chegam a quase R$ 4,4 milhões, quase 65% do total de receitas da instituição.

A administração do hospital solicitou que os balanços fossem publicados no site da prefeitura, como forma de dar publicidade aos números e levar o fato ao conhecimento dos lindoienses.