Assistência Social - Quarta-feira, 18 de Maio de 2016

DADS realiza reuniões voltadas aos beneficiários do Programa Ação Jovem

A Diretoria de Desenvolvimento e Assistência Social (DADS) de Águas de Lindóia realizou na última semana, no dia 18 de maio, mais uma reunião socioeducativa voltada aos beneficiários do Programa Social Ação Jovem. Os encontros, condicionados á permanência das famílias nos programas, são realizados mensalmente no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
Segundo a Diretoria, a cada reunião é debatido um tema de interesse dos participantes, como o objetivo de promover a reflexão e a integração do grupo por meio do trabalho motivacional. Nesta edição, a reunião abordou o tema “Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em virtude da comemoração do dia específico através do calendário nacional. O encontro foi conduzido pela psicóloga Ana Claudia Campinos Motta, e contou com a presença da Assistente Social do CRAS, Roseli Ayusso e do Diretor de Assistência Social, Alessandro Pierre de Souza.

Durante a reunião, os jovens puderam compreender e refletir sobre as principais diferenças entre o abuso e a exploração sexual do menor, uma vez que tais atos envolvem contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. “As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual” destacou a psicóloga.

Na ocasião, o diretor de Assistência e Desenvolvimento Social interagiu comos jovens e destacou a importância da reflexão acerca deste assunto, considerado delicado entre grande parte das pessoas. "Precisamos proteger nossas crianças, que são prioridade dentro do público atendido pela Política de Assistência Social" disse o Diretor Pierre de Souza.

Ação Jovem: O Programa Ação Jovem é um Programa de transferência de renda com objetivo de estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. O público atendido são estudantes de 15 a 24 anos que devem cumprir como condicionalidades frequência escolar mínima de 75% e participar das reuniões mensais socioeducativas.

As reuniões socioeducativas tem o objetivo de estimular o debate de assuntos de interesse do público jovem, com temas sempre atuais que são trabalhados através de dinâmicas, palestras e troca de experiências.