Sarau terá presença de escritora e embaixadora da paz

Educação - Quarta-feira, 12 de Abril de 2017


Sarau terá presença de escritora e embaixadora da paz

Evento integra programação do Projeto “Você e a Paz” que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Grupo Amigos da Água e GAIA

 

A escritora brasileira Alexandra Magalhães Zeiner, que atua na Europa como Embaixadora da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz França-Suíça, estará em Águas de Lindoia para o I Sarau pela Paz, que acontece no dia 1º de maio, às 19h, no Centro de Convenções do Hotel Vacance. O evento organizado em parceria com os escritores José Alaércio Zamuner e Welinton Brunialti pretende apresentar poemas, contos, músicas e outras atividades culturais relacionadas à paz. O sarau tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e faz parte da programação de atividades do Projeto “Você e a Paz”.

 

Com previsão de duração de duas horas, o Sarau terá a participação do Coral Veredas, do Grupo de Vozes “150 tons” e do Grupo de Violeiros de Artur Nogueira (SP). Além disso, estão programadas apresentações de alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Águas de Lindoia. Poetas da cidade e da região também devem participar recitando obras autorais.

 

“Este evento fortalece o tema, o qual estaremos trabalhando até setembro nas escolas do município. Será um prazer receber a Embaixadora, que realiza um trabalho muito importante na propagação deste tema”, afirma a secretária de educação, Creusa Mazarin.

 

Autora de obras literárias infantis, Alexandra Zeiner é natural de Fortaleza (CE) e atualmente reside em Augsburg, cidade a cerca de 80 km de Munique, na Alemanha, onde atua como ativista cultural e curadora de eventos que promovem a arte e a cultura brasileira. Atuando como embaixadora da paz, Zeiner vem ao Brasil para uma série de compromissos em eventos culturais.

 

Você a Paz

 

Inspirados em movimentos realizados em todo o mundo, a Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia está promovendo o projeto “Você e a Paz”. A iniciativa partiu do Grupo Amigos da Água e do Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia) e foi adotada pela administração. O projeto deve ter seu ápice em setembro, quando um grande ato conjunto vai marcar o Dia da Paz no município.

 

Com vários eventos e trabalhos programados para os próximos meses, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai desenvolver várias atividades pedagógicas junto aos alunos da rede municipal, da creche ao nono ano do ensino fundamental. No dia 24 de setembro, após todo o trabalho em sala de aula, a proposta é levar o tema para um grande evento na Praça Adhemar de Barros. “Todas as secretarias vão participar e a ideia para este evento é envolver toda a sociedade, como comércio, empresas, hotéis, veículos de comunicação, entidades assistenciais e demais instituições públicas”, conta a secretária de educação.

 

Neste dia o planejamento prevê ações voltadas à saúde – como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações às gestantes, por exemplo – atividades físicas, apresentações culturais, palestras e culto ecumênico. “A proposta é que o encerramento de todo este trabalho seja com ideais de não-violência e resgate da dignidade humana, com toda a comunidade tendo acesso a serviços, cultura e momentos de reflexão e paz.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia