Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Segu
17/02
34 °C
20 °C
Índice UV
13.0
Ter
18/02
33 °C
22 °C
Índice UV
13.0
Quar
19/02
32 °C
23 °C
Índice UV
13.0
Quin
20/02
30 °C
23 °C
Índice UV
13.0

SAAE Ambiental - Quinta-feira, 09 de Março de 2017

Notícias por Categoria

Prefeitura assina ordem de serviço para construção da ETE Pelado


Prefeitura assina ordem de serviço para construção da ETE Pelado

Operários iniciaram nesta semana a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Pelado, próximo à divisa com Monte Sião (MG). Com um investimento de R$ 6 milhões, a estação será responsável pelo tratamento do esgoto de bairros da região norte da cidade, como Vale das Águas, Francos e Jardim Europa. O prazo estimado para o término da obra é de 18 meses.

 

Nesta semana foram instalados os tapumes e equipamentos para ligações de energia elétrica e água. A previsão é de que a terraplanagem comece a ser realizada já na próxima semana, caso a chuva cesse e o clima permaneça seco. “Esta obra é muito importante para a melhoria na qualidade de vida dos lindoienses, além de garantir um avanço na questão ambiental. Águas de Lindoia tem um patrimônio ambiental que precisa ser preservado e esta estação é mais uma ação no sentido de proteger o meio ambiente”, disse o prefeito.

 

O presidente do Saae Ambiental e vice-prefeito, destacou que a construção da estação vai melhorar também as condições de saúde da população. “O tratamento de esgoto reduz a poluição em nossos rios e ribeirões e vai ter um impacto direto na saúde da nossa população”, garantiu.

 

Com a nova estação Águas de Lindoia vai tratar 100% do esgoto produzido na zona urbana do município. A ETE Pelado terá um reator capaz de tratar 20 litros de água por segundo através de quatro processos, incluindo o tratamento do Biogás derivado, similar ao que já é realizado na ETE Moreiras, que foi colocada em operação há cerca de 15 dias pelo Saae Ambiental. O engenheiro da empresa, Mário Labegalini, afirma que a eficiência de tratamento da nova estação será de 90%, sendo que o lodo proveniente do processo será depositado em leito de secagem e depois enviado para aterros sanitários, dando destinação correta ao rejeito.

 

A licença ambiental junto à Cetesb necessária para a obra foi renovada até outubro de 2019. O órgão também autorizou a supressão vegetal necessária. “Apenas três árvores serão cortadas, ou seja, o impacto ambiental é mínimo”, garantiu Mário Labegalini. A supressão será necessária para a construção de um emissário com cerca de 500 metros que ligará o ponto onde hoje o esgoto é despejado no ribeirão até a nova estação de tratamento.

 

Reorganizando os serviços

 

Esta é mais uma ação realizada pela nova administração do Saae Ambiental em apenas 60 dias à frente da empresa. Em janeiro, a autarquia municipal retomou as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Jaboticabal, interrompidas no final de dezembro devido à quebra de dois dos quatro blocos que auxiliam na lavagem dos filtros. A ETA do Jaboticabal abastece as residências e comércios dos bairros Jaboticabal, Casas Populares, Jardim Lázari e Jardim Maria Andrade. Por dia, a estação trata cerca de 1,4 milhão de litros de água.

 

Outra ação importante o início efetivo das operações na ETE dos Moreiras, que chegou a ser inaugurada no ano passado mas não pode iniciar o tratamento de esgoto devido a falta de uma estação de gradeamento grosso, não prevista no projeto inicial da obra. O funcionamento da ETE Moreiras fez com que o tratamento de esgoto no município saltasse de 35% para 65%.

 

Por Departamento de Imprensa

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!