.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa de Controle do Tabagismo ajuda pessoas que desejam parar de fumar

Programa de Controle do Tabagismo ajuda pessoas que desejam parar de fumar


Programa de Controle do Tabagismo ajuda pessoas que desejam parar de fumar

Serviço é oferecido no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) às quartas-feiras

 

A prefeitura de Águas de Lindoia está ajudando fumantes a deixar o vício. O Programa de Controle do Tabagismo que é realizado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), todas as quartas-feiras às 18h, trabalha no sistema de grupo motivacional aliado à medicação de apoio, dependendo da avaliação médica. Uma em cada três pessoas que participa dos grupos consegue parar de fumar, índice considerado elevado tendo em vista a dificuldade que os dependentes da nicotina têm em abandonar o cigarro.

 

Segundo a assistente social e coordenadora do grupo, Alcitânia de Oliveira, os grupos trabalham três dependências: a química, referente a nicotina; a comportamental, quando a pessoa alia o uso do tabaco com um hábito, como, por exemplo, fumar após beber um café ou uma bebida alcoólica; e a psicológica, que trata os efeitos do vício no cotidiano do indivíduo.

 

Os participantes do programa contam com uma equipe capacitada e especializada composta por um cardiologista, psicóloga e enfermeiros. O grupo é aberto a novas participações todas as semanas e recebe, em média, cerca de 15 pessoas. “Trabalhamos preparando a pessoa para que ela decida se realmente quer parar de fumar ou não. Tem que ser um desejo ou uma necessidade dela”, afirma Alcitânia.

 

Na terceira semana, se o desejo de parar de fumar se concretiza, os participantes passam por uma avaliação médica. “A avaliação clínica vai indicar se aquele momento é o ideal, por exemplo, para incluir uma medicação para auxiliar no processo”, afirma a coordenadora do grupo. Dentre os medicamentos que podem ser disponibilizados gratuitamente, de acordo com a orientação médica, estão adesivos e goma de mascar de nicotina e remédios para ajudar no controle da ansiedade. O uso da medicação é extremamente controlado. Testes são realizados para verificar o nível de nicotina no corpo e ajudam a monitorar a dependência da substância.

 

Alcitânia afirma que não há um prazo para que as pessoas parem de fumar definitivamente, sendo que esta condição varia de acordo com o caso. “Aquelas pessoas que já vem determinadas a parar ou que têm problemas de saúde derivados do fumo acabam conseguindo mais rápido”, disse. Quando chegam ao ponto de controlar a ansiedade e evitar o cigarro, as participações ficam cada vez mais espaçadas. “Mas sempre temos pessoas que conseguiram parar de fumar nos grupos. Elas servem de exemplo e transmitem essa experiência para os que estão começando”, conta Alcitânia.

Os grupos admitem novos participantes todas as semanas. Para saber mais sobre o Programa de Controle do Tabagismo os interessados devem procurar o Caps, que fica na Rua Araci Bocault Tortelli, 215, no bairro Le Villete. O telefone para informações é o 3824 1577.

655 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.