Turismo e Cultura - Quarta-feira, 31 de Maio de 2017

Festa do Sertão: Prefeitura gastou quase 40% menos oferecendo mais estrutura e segurança ao público

Um balanço divulgado pela Secretaria de Turismo revelou que o investimento com o Festival de Música Popular do Bairro Bela Vista – popularmente conhecida como Festa do Sertão – foi 36,66% menor em comparação com a edição do ano passado. As planilhas fornecidas pela Secretaria de Fazenda mostram que em 2016 o investimento público foi de R$ 105.591,16, contra R$ 66.872,00 deste ano, mesmo com a prefeitura investindo em seguranças e na contratação de eletricista nesta edição – estes gatos que não constam na contabilidade da prefeitura em 2016.

“Mesmo com a redução de custos da festaa população encontrou uma estrutura muito melhor, com uma área muito mais limpa, com espaço para circulação do público e com mais conforto para fazer as compras nas barracas”, destacou o prefeito.

Para o secretário de turismo, as mudanças possibilitaram adoção de medidas de segurança importantes. “Antes, se houvesse qualquer emergência médica na rua, era muito difícil prestar um atendimento rápido. Com a reorganização que promovemos e com a presença de uma ambulância nas proximidades, o atendimento seria ágil e eficiente”, concluiu. Além de deixar as calçadas livres, a nova disposição das tendas possibilitou a liberação de 3,5 m de rua para o tráfego de pedestres.

Mesmo com esta atenção da prefeitura, o serviço de atendimento médico não registrou ocorrências. O mesmo aconteceu com a equipe de seguranças presente no local durante todos os dias do evento. Além destas equipes, a prefeitura também mobilizou agentes de fiscalização para coibir o comércio ambulante ilegal. Os fiscais estiveram presentes em pontos estratégicos e acompanhando o fluxo de pessoas na festa. Eles registraram apenas uma ocorrência com apreensão da mercadoria.

As equipes de limpeza também trabalharam bastante. Encarregadas de evitar o lixo acumulado nas ruas, nos latões espalhados pela festa e também nos cinco banheiros da Praça, o trabalho foi constante durante todos os dias.

A melhoria de qualidade de estrutura do evento, mesmo com um gasto quase 40% menor, não foi o único saldo positivo analisado pela Prefeitura. Apesar de perder espaços antes utilizados para barracas para privilegiar a segurança, a festa registrou uma queda muito pequena no número de alvarás concedidos para comerciantes. No ano passado a prefeitura recolheu a taxa de licença de 72 comerciantes. Neste ano o número ficou em 67.

“O controle e a fiscalização foram mais eficazes fazendo com que a prefeitura não perdesse arrecadação. Os comerciantes que pagaram pelo espaço, além de receberem tendas e a instalação elétrica de qualidade, que melhoraram as condições de trabalho para eles, também não sofreram com o comércio ambulante ilegal”, avaliou a diretora de turismo.

Ela afirma que tanto os expositores como o publico elogiaram as mudanças feitas na festa. “Os comerciantes ficaram satisfeitos com a melhora nas condições de trabalho e o público pode aproveitar os shows e o comércio com muito mais conforto do que antes”, finalizou a diretora.

Durante o mês de maio a prefeitura, por meio da secretaria de turismo, ofereceu 12 shows com bandas e cantores conhecidos em toda a região. Todas as sextas, sábados e domingos, a Praça Padre Francisco Salvini – conhecida como Praça do Forró – ficou tomada pelo público para os shows. A festa contou com a programação religiosa promovida pela Igreja Católica no bairro, em louvor a N. S. Aparecida, na qual o prefeito participou do encerramento no último domingo, dia 28.