Cultura - Segunda-feira, 12 de Junho de 2017

Biblioteca municipal vai oferecer sessões gratuitas de cinema do projeto Pontos MIS

Nas próximas três semanas Águas de Lindoia sediará sessões gratuitas de cinema através do projeto Pontos MIS, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Departamento de Cultura de Prefeitura Municipal. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal “Germano Gelmini”.

Nesta semana o filme que abre a programação é “O contador de histórias”. O filme relata a trajetória de Roberto Carlos Ramos que, nos anos 1970, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial. Considerado irrecuperável pela diretora da entidade, para a pedagoga francesa Margherit Duvas, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele, fazendo surgir uma relação de amizade e ternura que coloca em xeque a descrença de Roberto em seu futuro.

Dirigido por Luiz Villaça, O Contador de Histórias é baseado em um caso real de superação. O drama traz à tona os preconceitos, a desigualdade social e a complexidade da educação.

O projeto prevê ainda a exibição de mais dois filmes: no dia 21 estará em cartaz o drama “Antes que o mundo acabe”, da diretora Ana Luiza Azevedo; e no dia 28 é a vez do filme infantil “Minhocas”, animação produzida em parceria entre Brasil e Canadá, com direção de Paolo Conti.

Pontos MIS

O projeto “Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado. “Esta é mais uma oportunidade de acesso à cultura para a população a partir de uma importante parceria com o Museu da Imagem e do Som. É cinema gratuito, de qualidade ao alcance dos lindoienses”, comemorou o diretor de cultura, Renan Sambo.

De acordo com a parceria, o MIS é responsável pela programação e o material de divulgação. A prefeitura ficará encarregada de oferecer a infraestrutura necessária como o espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local. Mensalmente, o MIS envia uma programação de filmes, na maior parte das vezes composto por um curta e um longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.  Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu, que tem por objetivo democratizar o acesso ao cinema, contribuir para a formação de plateias, com a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

Ponto MIS – Águas de Lindoia

Datas: dias 14, 21 e 28 de junho – 19h

Local: Biblioteca Municipal “Germano Gelmini” – Praça Philomena Pulino Tozzi, S/N

Entrada Franca

Filmes em cartaz:

14/06 - O Contador de Histórias

Dir. Luiz Villaça
Brasil, 2009, 100 min.
Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio, Paulo Henrique, Clayton dos Santos da Silva, Cabelinho de Fogo, Chico Diaz
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos

21/06 - Antes que o Mundo Acabe
Dir. Ana Luiza Azevedo
Brasil, 2009, 100 min.
Elenco: Pedro Tergolina, Bianca Menti, Eduardo Cardoso, Caroline Guedes, Eduardo Moreira, Janaína Kremer, Murilo Grossi
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos

28/06 - Minhocas, o Filme
Dir. Paolo Conti ,
Brasil/Canadá, 2013, 82 min.
Elenco: Daniel Boaventura, Duda Espinoza, Isabella Fiorentino, Jullie, Rita Lee
Gênero: Animação