Gabinete do Prefeito - Segunda-feira, 03 de Julho de 2017

Solenidade marca 101 anos de fundação de Águas de Lindoia e homenageia Míriam Tozzi

A manhã deste domingo, dia 2, foi especial para Águas de Lindoia. O município comemorou 101 anos de sua fundação com uma solenidade realizada no Balneário Municipal e que reuniu cerca de 200 pessoas. Houve homenagens à família do fundador, Dr. Francisco Tozzi e leitura de redações dos alunos das escolas municipais. O prefeito Gil Helou (PDT) recepcionou as autoridades e o público. Era esperada a presença do Deputado Estadual Barros Munhoz (PSDB), mas o líder do governo na Assembleia Legislativa foi chamado à capital paulista para compromissos no Palácio dos Bandeirantes.

Prestigiaram o evento o vice João Orru (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, Mário Sérgio Fioravante (PTB), que participaram do hasteamento das bandeiras, além dos vereadores Eduardo Zucato (PMDB), Rogério Nucci (PDT), Vagner Godoy (PSDB) e Irene Parolim (DEM) e os secretários municipais. Eles acompanharam a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo/CPI-2.

A primeira homenagem foi ao fundador da cidade. O prefeito e a neta de Francisco Tozzi, Míriam, de 84 anos de idade, depositaram flores no busto que fica em meio ao paisagismo do balneário, planejado por Roberto Burle Marx. Houve um minuto de silêncio em respeito ao fundador.

Em seguida, a homenageada foi Míriam Tozzi. Responsável por guardar e propagar a história da cidade, dona Míriam, como é conhecida, recebeu das mãos da vice-presidente da Associação Cultural Arte das Águas, Elisabete Soldera, um diploma em reconhecimento aos esforços para preservação e divulgação da história da Capital Termal do Brasil. Ela estava acompanhada dos filhos Claudio e Paula.

Emocionada, dona Míriam agradeceu e disse estar feliz pela solenidade. Ela recordou dos esforços de seu avô e falou de algumas passagens destes 101 anos de história. “Meu avô era uma pessoa que não tinha interesse no dinheiro, mas sim em curar as pessoas”, recordou a homenageada.

Alunos das escolas municipais que participaram de um concurso de redação com o tema “Paz”, leram os textos produzidos. Caroline Heloíse Pedroso (E. M. Comendador Pedro Facchini), Janaína Godoi de Souza (E. M. Dr. Geraldo Mantovani), Nara Cristina Matias de Souza (E. M. Luiz Barbosa), Sybelle Lorena Moreita (E. M. Prof. Ivan Galvão de França) e Vitória Soares de Andrade (E. M. Profa. Creusa Aparecida Mariano) receberam homenagens das mãos das autoridades e da primeira-dama, Flávia Helou.

Discurso

Gil Helou agradeceu o empenho de sua equipe para realizar a solenidade. Ele destacou que a solenidade havia perdido espaço no calendário de eventos do município nos últimos anos e que sua administração começou este resgate. O prefeito disse, ainda, que mesmo com tantas dificuldades a cidade está avançando. “A cidade está sendo arrumada, com manutenção, pintura, estamos colocando mais médicos nos postos de saúde, e estamos recebendo o apoio da população”, comemorou.

O prefeito listou várias conquistas destes primeiros seis meses de governo. Entre as diversas ações, ele deu destaque para a liberação de recursos para o término das obras na SP 360, em especial nas proximidades do Jardim Europa, e para as duas pontes que serão construídas nos bairros Barreiro e Palmeiras.

“A população ficou 10, 12 anos reclamando por causa dessas pontes e agora, com o empenho que tivemos nos últimos 60 dias, os recursos já estão garantidos e as pontes serão construídas”, anunciou.

Para Gil Helou, a cidade vem avançando, mesmo em meio a tantas adversidades. O prefeito disse que a situação das finanças preocupa, mas que continua empenhado em ajustar as contas públicas sem comprometer serviços para a população. “Pegar a cidade na situação financeira que nós pegamos, endividada, com frota sucateada, foi muito difícil. Mas vamos trabalhar para fazer o melhor para Águas de Lindoia e tratar a cidade e a nossa gente com o carinho que merecem”, concluiu.