.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

SAAE Ambiental - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saae Ambiental alerta lindoienses sobre economia de água durante estiagem

Saae Ambiental alerta lindoienses sobre economia de água durante estiagem


Saae Ambiental alerta lindoienses sobre economia de água durante estiagem

Autarquia reforça dicas sobre consumo responsável para ajudar a manter nível dos reservatórios. Chuvas acumulada para os meses de junho/julho é a menor desde 2003

Preocupada com o período de estiagem, o Saae Ambiental de Águas de Lindoia está distribuindo panfletos em todas as casas do município para reforçar dicas sobre consumo responsável e economia de água aos consumidores. A ação da autarquia visa chamar a atenção da população para a situação, já que o município atravessa a estiagem mais severa para os meses de junho e julho em 14 anos. Não chove na cidade desde o dia 15 de junho, quando a precipitação foi de apenas 7mm.

A média histórica para estes dois meses é de 37mm e 41mm de chuvas, respectivamente. Embora neste ano os 35mm acumulados de chuva que foram registrados pelo Saae em junho tenham se aproximado da série histórica, em julho a situação não se repetiu. Para se ter uma ideia, no ano passado a chuva acumulada nestes dois meses chegou a 156mm.

A autarquia municipal monitora o nível dos reservatórios da cidade. Embora o reservatório do Cavalinho Branco tenha chegado a 37% de sua capacidade total, a represa do Kalil está em situação normal, com nível em 80% da capacidade. Outras ações estão sendo planejadas pelo Saae para os próximos dias.

“Precisamos reforçar o alerta aos consumidores para que economizem água. O volume de chuvas foi mínimo durante o inverno e continuamos monitorando a situação tanto no Cavalinho Branco como também na represa do Kalil. Mas é importante que este reforço aconteça agora para enfrentarmos esta situação imediatamente”, afirma o Presidente do Saae..

As dicas são simples e ajudam tanto na redução do consumo como no valor pago pelo consumidor na conta. Reduzir o tempo no banho, aproveitar toda a capacidade da máquina de lavar roupas e não utilizar mangueira de jardim para varrer folhas no quintal e na calçada são formas simples de evitar desperdício e reduzir o consumo. A autarquia também alerta os consumidores sobre pequenos vazamentos e goteiras, que podem significar um volume considerável de água desperdiçada ao longo de um dia inteiro.

Mais ações

A nova direção do Saae Ambiental de Águas de Lindoia também está trabalhando no sentido de melhorar a estrutura do armazenamento e abastecimento de água, bem como para evitar desperdício de água tratada. Por dia, em média, o consumo na cidade chega a 6,3 milhões de litros de água.

Equipes intensificaram o trabalho de verificação na rede de distribuição e tentam reduzir ao máximo o tempo de manutenção após a constatação de vazamentos ou acidentes na rede.

A direção da autarquia também está buscando recursos para adquirir novos reservatórios que juntos terão a capacidade de armazenar cerca de 1 milhão de litros de água tratada, ajudando a reduzir também o tempo de espera do consumidor durante manutenções corretivas de urgência nas estações.

“Sabemos que este é um trabalho que temos que fazer em parceria com a população e estamos fazendo a nossa parte. Estamos empenhados em ampliar a quantidade de reserva de água, tanto para amenizar a situação durante a seca como também para evitar desabastecimento durante manutenções”, garantiu.

825 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.