Saúde - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017

Saae intensifica campanha para economia de água e restringe abastecimento no período noturno

Abastecimento está sendo interrompido das 19h às 7h para diminuir pressão no sistema e reduzir desperdício por vazamentos. Autarquia está ampliando campanha para uso racional da água

O Saae Ambiental está intensificando a campanha para o uso racional da água em todo o município. Depois de distribuir panfletos em todas as residências do município e de publicar avisos constantes na página da Prefeitura nas redes sociais, motos de som e mensagens informativas nas contas de água ajudarão a conscientizar a população sobre a importância de economizar água durante o período de estiagem.

A ação da autarquia tem por objetivo reforçar as dicas para que os consumidores evitem o desperdício. O município atravessou a estiagem mais severa para os meses de junho e julho em 14 anos. Não chove na cidade desde o dia 20 de agosto, quando os técnicos do Saae registraram apenas 5 mm de precipitação. Em todo o mês passado choveu cerca de 30mm. A previsão do Centro de Previsão do Tempo e Pesquisas Climáticas (Cptec/Inpe) é de que o regime de chuvas deve voltar à média histórica em outubro.

“Estamos ampliando a divulgação que estava sendo realizada e contamos com a cooperação dos consumidores. O volume de chuvas foi muito baixo durante o inverno e continuamos monitorando a situação tanto no Cavalinho Branco como também na represa do Kalil. Mas é importante que a população faça a sua parte e economize diante de estiagens mais prolongadas”, afirma o Presidente do Saae. Embora o reservatório do Cavalinho Branco tenha sua capacidade inferior a 20% no momento, a represa do Kalil apresenta situação mais favorável, com capacidade superior a 50%.

As dicas são simples e ajudam tanto na redução do consumo como no valor pago pelo consumidor na conta. Reduzir o tempo no banho, aproveitar toda a capacidade da máquina de lavar roupas e não utilizar mangueira de jardim para varrer folhas no quintal e na calçada são formas simples de evitar desperdício e reduzir o consumo. A autarquia também alerta os consumidores sobre pequenos vazamentos e goteiras, que podem significar um volume considerável de água desperdiçada ao longo de um dia inteiro.

Para evitar problemas de desabastecimento no futuro, a autarquia está tomando medidas preventivas. Uma delas é a suspensão do fornecimento das 19h às 7h. Segundo os técnicos da empresa, a medida visa diminuir a pressão do sistema e evita o desperdício por vazamentos na rede em momentos em que a água é menos utilizada pela população.

Outra ação importante são as manobras realizadas no sistema para utilizar outras fontes de abastecimento. Uma delas é o Ribeirão do Jaboticabal, de onde a companhia consegue captar água por meio de uma estação elevatória e abastecer parte da cidade.

Mais ações

A nova direção do Saae Ambiental de Águas de Lindoia também está trabalhando no sentido de melhorar a estrutura do armazenamento e abastecimento de água, bem como para evitar desperdício de água tratada. Por dia, em média, o consumo na cidade chega a 6,3 milhões de litros de água. A última grande obra para captação de água foi realizada há 20 anos, com a construção da Estação de Tratamento de Água do Jaboticabal.

O planejamento da administração pública para os próximos quatro anos já prevê obras e ações para melhoria na captação, armazenamento e distribuição de água no município. O Plano Plurianual (PPA) que será encaminhado para a Câmara Municipal prevê, entre outras ações, a ampliação e reforma da ETA II (Jaboticabal); a ampliação do sistema de reservatórios de água e melhorias na rede de distribuição.

No curto prazo, a direção da autarquia está trabalhando para adquirir dois novos reservatórios que juntos terão a capacidade de armazenar cerca de 1 milhão de litros de água tratada, ajudando a reduzir também o tempo de espera do consumidor durante manutenções corretivas de urgência nas estações, bem como em situações de estiagem prolongada. O convênio com o governo estadual para a destinação de recursos para a aquisição deverá ser assinado ainda neste semestre.

Equipes intensificaram o trabalho de verificação na rede de distribuição e tentam reduzir ao máximo o tempo de manutenção após a constatação de vazamentos ou acidentes na rede.

“Sabemos que este é um trabalho que temos que fazer em parceria com a população e estamos fazendo a nossa parte. Estamos empenhados em ampliar a quantidade de reserva de água, tanto para amenizar a situação durante a seca como também para evitar desabastecimento durante manutenções”, garantiu diretor do Saae.