Saúde - Terça-feira, 14 de Novembro de 2017

Novembro Azul: Secretaria vai realizar mutirão de exames contra o Câncer de Próstata

A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar exames de sangue gratuitos de PSA no dia 30 de novembro. A iniciativa faz parte do movimento Novembro Azul, que busca alertar homens com mais de 40 anos a prevenir o Câncer de Próstata. A coleta acontecerá no Salão Paroquial a partir das 8h, com agendamento para os pacientes.

Poderão participar homens com idades entre 40 e 60 anos. O agendamento do exame deve ser feito na unidade de saúde mais próxima da residência do interessado ou na unidade que ele é atendido no Programa de Saúde da Família. Lá o interessado deve procurar o enfermeiro responsável pela unidade e retirar o pedido de exame e o agendamento. O telefone para dúvidas e mais informações é 3824 1409.

O que é o PSA

PSA é a sigla em inglês para Antígeno Específico da Próstata, que são moléculas produzidas pela glândula, mesmo quando ela está saudável. Quando o Câncer de Próstata começa a se manifestar a quantidade de PSA em circulação no sangue apresenta uma variação, sendo possível indicar que o paciente pode apresentar sinais desta e de outras doenças. O exame de PSA pode ser solicitado no início da investigação médica e, embora não substitua o exame de toque, é uma alternativa importante na prevenção.