.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Gabinete do Prefeito - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito se reúne com Conselho de Educação

Prefeito se reúne com Conselho de Educação


Prefeito se reúne com Conselho de Educação

O prefeito Gil Helou (PDT) se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 22, com representantes do Conselho Municipal de Educação. A reunião, que inicialmente estava marcada para a semana passada mas precisou ser reagendada, serviu para esclarecer sobre mudanças que o município precisa fazer no Plano de Carreira do Magistério.

Acompanhado do Chefe de Gabinete, José Carlos Nascimento, e dos Secretários de Educação, Edson Shibuta, e de Assuntos Jurídicos, Juliano Pinto, o prefeito apresentou os dois pontos que precisam ser adequados. O projeto prevê a mudança quatro pontos nos mais de 120 artigos existentes na lei.

A lei proposta e encaminhada para a Câmara aumenta de 3 para 5 anos os prazos para comprovação de tempo de serviço líquido, da assiduidade e da realização de cursos de extensão e qualificação profissional. Já o número de pontos acumulados em cursos realizados para solicitar a progressão salarial pode passar para 1500, caso a lei seja aprovada.

A equipe do prefeito apresentou números referentes ao orçamento, em especial ao percentual de despesas com pessoal, que está próximo do limite de alerta. Caso as progressões continuem da maneira como está, este limite deverá ser ultrapassado em breve. Além disso, o repasse de recursos vindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), vem caindo ano após ano, o que poderia comprometer o pagamento de salários no futuro.

Cursos

Os membros do conselho presentes na reunião concordaram com as medidas apresentadas, porém, solicitaram que a prefeitura reveja o critério para validação dos cursos realizados pelos professores, de modo a permitir cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O conselho também pediu a volta de cursos oferecidos pelo município.

O prefeito disse ser favorável à ideia do conselho e afirmou que vai mobilizar a base no legislativo para incluir a proposta apresentada pelo conselho no projeto, que já tramita na Câmara. “Apoiamos estas iniciativas e vamos retomar os cursos de formação para os professores. Este é um investimento fundamental e estes profissionais merecem nosso apoio neste sentido”, afirmou Gil Helou.

Sobre as mudanças propostas, o prefeito acredita que o impacto será pequeno e que, no futuro, novas alternativas poderão ser estudadas. “Só estamos propondo estas mudanças devido a questão fiscal do município, principalmente por causa do índice de gastos com pessoal. Nosso objetivo não é lesar os professores, mas sim trabalhar para valoriza-los”, concluiu o prefeito.

347 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.