Turismo e Cultura - Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

Projeto “Meninos das Águas” é apresentado a pais e alunos

Em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 19, cerca de 30 pais e responsáveis de alunos do quinto ano da E. M. Creusa Aparecida Mariano, nos Pimentéis (Casas Populares) foram apresentados ao Projeto “Meninos das Águas”, promovido pela Prefeitura por meio das secretarias de Turismo e de Educação. O projeto tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a vocação turística de Águas de Lindoia e seus pontos turísticos de alunos que cursam o ensino fundamental na rede municipal de ensino.

Cerca de 30 alunos participarão desta fase inicial, que servirá como um “piloto” antes de expandir para outras escolas do município. A reunião teve a presença do secretário de turismo, da diretora da escola e da coordenadora do projeto. A escola foi escolhida para abrigar esta fase inicial devido a identificação de um número considerável de crianças que ainda não têm contato com a estrutura voltada ao turismo na cidade.

O projeto foi detalhado aos pais que estiveram presentes. O secretário de turismo reforçou a importância de reafirmar a vocação turística de Águas de Lindoia por meio de projetos educacionais que proponham conhecimento e experiências aos alunos sobre a cidade e seus pontos e aparelhos turísticos. Já a coordenadora apresentou a metodologia do projeto, que inclui visitação a vários atrativos turísticos lindoienses. A primeira visita já foi marcada para o dia 2 de março, no Balneário Municipal.

“Ficamos muito entusiasmados com a receptividade dos pais ao projeto. Também percebemos um envolvimento dos professores, que estão vestindo a camisa e já trabalham o tema na sala de aula, incentivando os alunos. Estamos todos muito ansiosos para iniciar o trabalho”, comemorou o secretário de turismo.

O projeto

Segundo a coordenadora o objetivo principal do Projeto “Meninos das Águas” é propor aos alunos uma reflexão sobre a importância da atividade turística para a economia lindoiense a partir de experiências vividas em pontos de visitação da cidade e em estruturas como hotéis, restaurantes e pousadas. Ao conhecerem as atividades, profissões e todo o mercado de turismo, a ideia é que cada vez mais jovens se empenhem em divulgar e recepcionar bem os turistas.

“Para que isso aconteça temos que fazer com que os alunos conheçam a história de Águas de Lindoia e a cidade. Eles só podem transmitir esta experiência para os turistas e a partir do momento em que vivenciam isso”, justifica. A coordenadora também acredita que o projeto possa dar formação para futuros profissionais do turismo. “Eles podem pensar no futuro. Pensar que se estudarem, buscarem a profissionalização, eles têm futuro aqui na cidade”, acredita a professora.

Além de visitas em pontos turísticos da cidade, como no Balneário, no Mirante do Cristo, na Praça do Artesão, e em meios de hospedagem e alimentação, o projeto vai integrar o conteúdo específico do turismo com disciplinas que já estão na grade curricular do município. Na língua portuguesa, por exemplo, os alunos terão que elaborar relatórios de visitas; na história, aprenderão detalhes sobre a fundação e a evolução do município ao longo do tempo; já em ciências e em geografia, aliarão os conhecimentos relacionados ao turismo com conteúdos sobre meio ambiente.

“Este é um projeto fundamental para reestruturarmos o turismo em Águas de Lindoia. Hoje, muitas pessoas não conhecem ou usufruem dos atrativos turísticos da cidade. Este projeto vai estimular o conhecimento, vai fazer com que os alunos vivenciem o turismo e se tornem parte deste processo, levando o conhecimento para casa e conversando com seus pais sobre estas experiências. Queremos fazer com que os lindoienses conheçam cada vez mais a sua cidade e sejam propagadores da história e do turismo de Águas de Lindoia e nada melhor do que começar tudo isso na escola”, acrescenta o secretário.