Cultura - Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

Diretor e presidente do Conselho de Políticas Culturais buscam apoio do Estado para criar museu em Águas de Lindoia

Com 101 anos, Águas de Lindoia tem o antigo sonho de ter um museu dedicado à sua rica história. E um importante passo foi dado nesta semana, após uma audiência com autoridades do Governo do Estado, realizada na capital paulista na segunda-feira, dia 19. O diretor do departamento de cultura, Renan Sambo, e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, João Eduardo Biscuola, apresentaram a ideia ao diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus, Davidson Panis Kaseker e para o assessor Agnaldo Gomes Pereira.

Preocupados em construir um plano viável para que o município tenha, enfim, seu Museu Histórico, os representantes lindoienses debateram alternativas para estabelecer um plano de ação junto às autoridades da Secretaria de Estado da Cultura, que pode incluir até mesmo o financiamento da ação.

Eles apresentaram ao diretor parte da história da cidade e um resumo das ações que já estão sendo planejadas neste sentido. Kaseker se interessou pelo projeto e apresentou opções para que a criação do Museu possa sair do papel e se tornar realidade. Além de uma parceria com o Governo Estadual, também não está descartada a possibilidade de viabilizar a criação do Museu por meio de uma parceria com a iniciativa privada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

“A reunião foi importante para avaliarmos este projeto do Museu também na perspectiva de apoio do Estado, incluindo a possibilidade de aporte de recursos. O Museu Histórico é um sonho de Águas de Lindoia, em especial da Dona Mírian Tozzi, que geriu um acervo repleto de peças importantes e que despertam o interesse do público. Estamos batalhando para tornar este sonho da Dona Míriam e dos lindoiense em realidade”, afirmou Renan Sambo.

A Comissão Museóloga foi criada pelo município no ano passado para definir o projeto para o Museu, em parceria com o Conselho Municipal, se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 21, para avaliar a reunião. Participaram, além do diretor de cultura e do presidente do conselho, o diretor de turismo, Lauro Franco; Eduardo Pirani, diretor do Balneário Municipal; e representantes das famílias Tozzi e Rizzo – Claudio Tozzi Bernardino e Rogério Rizzo.

Agora a equipe trabalhará em quatro fases para tentar o apoio do governo estadual: o levantamento e catalogação do acervo existente; a elaboração de um projeto arquitetônico; a criação de proposta de projeto executivo; e a apresentação da proposta ao Governo do Estado.

A comissão conta com a assessoria da museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, filha do ex-prefeito Adolfo Mantovani, homenageada com a Ordem do Mérito Cultural 2017 do Ministério da Cultura em solenidade realizada em dezembro, no Palácio do Planalto. Uma das mais conceituadas autoridades no setor em todo o país auxilia o grupo na elaboração deste projeto, que também conta com o suporte da Associação Cultural Arte das Águas.

Projetos Culturais

Ainda na Secretaria de Estado de Cultura, outra reunião acertou a continuidade da parceria entre a Prefeitura de Águas de Lindoia e o Governo do Estado para atividades culturais. Projetos como o Viagem Literária, as oficinas culturais, o Projeto Guri e adesão a outros programas oferecidos foram debatidos. Os projetos já existentes continuarão a ser executados em 2018. Já a adesão a novos projetos será providenciada pelo Departamento de Cultura do município.

Esta parceria é um dos pontos importantes defendidos pelo novo Conselho Municipal de Políticas Cultural e do Plano Municipal de Cultura, criado em 2017 por meio de lei do Executivo Municipal.