BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 21 de novembro de 2019

Águas de Lindóia

Saúde - Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde já vacinou 96% da população contra a Febre Amarela

Desde que a região do Circuito das Águas passou a ser considerada como área ampliada para vacinação contra a Febre Amarela pelo Ministério da Saúde em abril do ano passado, a Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um trabalho contínuo de vacinação. Segundo levantamento da secretaria, 96% dos lindoienses já foram vacinados contra a doença.

Embora não tenha nenhum caso confirmado da doença ou mesmo sinais da presença do vírus no ambiente, a secretaria iniciou um trabalho de ampliação da vacinação. No primeiro momento o objetivo foi vacinar a população que vive na zona rural, onde em apenas uma semana mais de 700 doses foram aplicadas. Em seguida o trabalho se estendeu para as unidades de saúde.

Como cada frasco da vacina rende dez doses e tem validade de quatro horas após aberto, a aplicação foi realizada mediante agendamento em todas as unidades de saúde. Conforme a procura aumentou devido a casos confirmados em cidades paulistas no ano passado, a secretaria chegou a adotar um trabalho de vacinação em horários diferenciados e até de livre demanda para facilitar o acesso da população à dose.

“Já conseguimos vacinar quase toda a população lindoiense e ainda temos doses mais que suficientes para garantir 100% de imunização”, garantiu o técnico Wander Tavares de Mira, responsável técnico da Secretaria de Saúde.

Previna-se

Embora a vacinação tenha alcançado quase a totalidade da população, ainda há pessoas que não se vacinaram contra a febre amarela. A vacina continua disponível em todas as unidades de saúde pelo sistema de agendamento.

Segundo o ministério da saúde todas as pessoas a partir de 2 anos de idade sem comprovação de vacinação, inclusive idosos e indígenas. A vacina é contra indicada para crianças menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas em tratamento contra o câncer ou portadoras de doenças autoimunes.

Para agendar a aplicação da dose ou para obter mais informações, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O telefone da Secretaria de Saúde para dúvidas e esclarecimentos é o 3824 1409.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS