Saúde - Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda-feira, dia 23

Dia “D” da campanha acontece em 12 de maio em três unidades de saúde do município

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começa na segunda-feira, dia 23, com a imunização da equipe de trabalhadores de serviços de saúde públicos e privados do município, bem como para pessoas com 60 anos de idade ou mais. A campanha tem como meta vacinar 90% das pessoas integrantes do público-alvo da campanha, estimada em cerca de 5,4 mil pessoas pelo Ministério da Saúde. A campanha vai até o dia 1º de junho.

A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

Na segunda fase da campanha, prevista para o dia 2 de maio, serão imunizadas crianças com idades entre seis meses e cinco anos. Já a partir do dia 9 de maio passam a ser imunizados pacientes com doenças crônicas e professores da rede pública e privada de ensino. No dia “D”, que será realizado no dia 12 de maio, todas as unidades de saúde estarão atendendo das 8h às 17h para imunizar a população.

A Secretaria de Saúde planeja realizar o atendimento em horário alternativo nos dias 11 e 12 de maio, das 17h às 20h, nas unidades dos bairros Popular (PSF 1 – Sétimo Formágio), Bela Vista (UBS Wilson Marcílio) e Centro (PSF 3 – Dr. Egídio de Alvarenga Júnior).

Deverão receber a vacina aqueles que pertencem aos grupos considerados prioritários e que ainda não tenham recebido a dose e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais segundo orientação do Ministério da Saúde.

A vacina deve não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Febre Amarela

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia informou nesta semana que continua a aplicar normalmente a vacina contra a Febre Amarela no município. Embora não existam evidências de circulação do vírus da Febre Amarela ou registros de casos suspeitos, a secretaria reforça a orientação para que todas as pessoas que não possuem restrições de saúde para se protejam tomando a dose da vacina. A vacinação prossegue em todas as unidades de saúde do município, mediante agendamento, e o número de doses é suficiente para atender toda a população.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente que todo o território brasileiro será área de recomendação para aplicação da vacina contra a febre amarela. A ampliação será feita de forma gradual, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus. Com a ampliação, devem ser vacinadas 77,5 milhões de pessoas em todo o país. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação.

A vacinação é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a Febre Amarela. Na vacina plena (dose total) a dose é única e confere imunidade para toda a vida. Está indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade.

Para tomar a dose da vacina é necessário agendamento nas unidades de saúde. Para mais informações, o telefone da Secretaria de Saúde é o 3824 1409.