.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Proprietários de áreas no Ribeirão das Águas Quentes aderem ao Projeto Verde Novo

Proprietários de áreas no Ribeirão das Águas Quentes aderem ao Projeto Verde Novo


Proprietários de áreas no Ribeirão das Águas Quentes aderem ao Projeto Verde Novo

Técnicos da Associação Ambientalista Copaíba realizarão visitas técnicas a partir da quinta-feira, dia 21

Proprietários de áreas que ficam na região da Bacia do Ribeirão das Águas Quentes assinaram os termos de adesão do Projeto Verde Novo, realizado pela Associação Ambientalista Copaíba. A assinatura aconteceu em uma reunião organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Águas de Lindoia nesta terça-feira, dia 12 e a ação faz parte de um plano de ações para resgatar o ribeirão, recompondo a mata ciliar para resolver o problema assoreamento do Lago do Cavalinho Branco – um dos principais reservatórios de água da cidade. O prefeito participou do ato.

“Nosso objetivo é cumprir o que determina o Código Florestal e a legislação municipal e estamos trabalhando o Projeto Verde Novo como alternativa viável para recuperar estas áreas em parceria com os proprietários”, explica o Secretário de Meio Ambiente.

Técnicos da Associação Ambientalista apresentaram o projeto aos proprietários, explicaram como se dará a evolução do trabalho e esclareceram dúvidas dos participantes. O próximo passo será dado já na próxima semana, quando os técnicos realizarão a primeira visita técnica nas propriedades. A ação está agendada para a quinta-feira, dia 21.

No projeto a associação realizará gratuitamente um estudo da área que precisa ser recuperada, além de doar as mudas de árvores nativas que serão plantadas e realizar o acompanhamento e assistência durante o processo de reflorestamento. Aos proprietários, dentro do que prevê o termo de adesão e compromisso do projeto que foi assinado, caberá a realização do plantio e dos tratos culturais como o combate às formigas e o isolamento da área onde há a presença de animais.

Histórico

A ação faz parte do plano lançado em maio deste ano para garantir o abastecimento de água da cidade no futuro. Além de trabalhar pelo desassoreamento do lago, a prefeitura está trabalhando medidas para garantir que o problema não se repita.

Há cerca de duas semanas, o prefeito havia cobrado um compromisso dos proprietários com a recuperação florestal de áreas degradadas. O prefeito explicou a situação da questão ambiental e hídrica que o município enfrenta e falou das iniciativas da prefeitura nesta área e deixou claro que a prefeitura vai intensificar a fiscalização por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Ambiental, da Cetesb e demais órgãos ambientais.

Ao todo são sete propriedades extensas que abrangem a região da bacia, que tem uma área de 6,5 km². Atendendo à solicitação, todos os proprietários participaram da reunião.

503 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.