BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 20 de outubro de 2018

Águas de Lindóia

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Proprietários de áreas no Ribeirão das Águas Quentes aderem ao Projeto Verde Novo

Técnicos da Associação Ambientalista Copaíba realizarão visitas técnicas a partir da quinta-feira, dia 21

Proprietários de áreas que ficam na região da Bacia do Ribeirão das Águas Quentes assinaram os termos de adesão do Projeto Verde Novo, realizado pela Associação Ambientalista Copaíba. A assinatura aconteceu em uma reunião organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Águas de Lindoia nesta terça-feira, dia 12 e a ação faz parte de um plano de ações para resgatar o ribeirão, recompondo a mata ciliar para resolver o problema assoreamento do Lago do Cavalinho Branco – um dos principais reservatórios de água da cidade. O prefeito Gil Helou (PDT) participou do ato.

“Nosso objetivo é cumprir o que determina o Código Florestal e a legislação municipal e estamos trabalhando o Projeto Verde Novo como alternativa viável para recuperar estas áreas em parceria com os proprietários”, explica José Mauro Alvarenga, Secretário de Meio Ambiente.

Técnicos da Associação Ambientalista apresentaram o projeto aos proprietários, explicaram como se dará a evolução do trabalho e esclareceram dúvidas dos participantes. O próximo passo será dado já na próxima semana, quando os técnicos realizarão a primeira visita técnica nas propriedades. A ação está agendada para a quinta-feira, dia 21.

No projeto a associação realizará gratuitamente um estudo da área que precisa ser recuperada, além de doar as mudas de árvores nativas que serão plantadas e realizar o acompanhamento e assistência durante o processo de reflorestamento. Aos proprietários, dentro do que prevê o termo de adesão e compromisso do projeto que foi assinado, caberá a realização do plantio e dos tratos culturais como o combate às formigas e o isolamento da área onde há a presença de animais.

Histórico

A ação faz parte do plano lançado em maio deste ano para garantir o abastecimento de água da cidade no futuro. Além de trabalhar pelo desassoreamento do lago, a prefeitura está trabalhando medidas para garantir que o problema não se repita.

Há cerca de duas semanas, o prefeito Gil Helou (PDT) havia cobrado um compromisso dos proprietários com a recuperação florestal de áreas degradadas. O prefeito explicou a situação da questão ambiental e hídrica que o município enfrenta e falou das iniciativas da prefeitura nesta área e deixou claro que a prefeitura vai intensificar a fiscalização por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Ambiental, da Cetesb e demais órgãos ambientais.

Ao todo são sete propriedades extensas que abrangem a região da bacia, que tem uma área de 6,5 km². Atendendo à solicitação, todos os proprietários participaram da reunião.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS