Saúde - Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018

Equipamento vai reduzir tempo de espera por laudo de Eletrocardiograma em Águas de Lindoia

A Unidade de Saúde Alexandre Gatolini, nas Casas Populares, passa a contar com mais um serviço importante para a população que busca atendimento diariamente. O equipamento de Tele-eletrocardiograma instalado em parceria com o Instituto Dante Pazzanese vai diminuir o tempo de espera por laudos do exame. Antes o laudo demorava semanas para ser produzido. Agora o tempo de espera pelo laudo será de aproximadamente 15 minutos. A parceria com o instituto e a instalação do equipamento foi intermediada por um deputado estadual.

Técnicos estiveram nesta semana na unidade para realizar a instalação e o treinamento com a equipe. Após o exame ser realizado na unidade, os sinais captados pelo equipamento são encaminhados para médicos 24 horas de plantão que recebem as informações e avaliam o estado de saúde do paciente. Caso seja necessária alguma informação adicional, o sistema permite que os profissionais da unidade de saúde e do posto compartilhem os dados.

O exame é solicitado nas unidades pelos clínicos gerais para avaliar o estado de saúde dos pacientes. Além de exames de rotina, o procedimento também será usado em casos de emergência e para pacientes que precisam da avaliação antes de passar por cirurgias.

“Este é um sistema que vai reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico e que será fundamental para salvar vidas. Os profissionais da unidade poderão identificar a gravidade do caso e realizar o encaminhamento correto, principalmente em casos de urgência e emergência. É mais uma ferramenta para melhorar a qualidade do atendimento que oferecemos na saúde”, comemorou o prefeito Gil Helou.

O serviço também está disponível nas unidades de saúde Dr. Egidio Alvarenga (Centro), Dr. Wilson Marcílio (Bela Vista) e no PSF 1 Sétimo Formágio (Popular). Para mais informações o telefone da secretaria de saúde é o 3824 1409.