.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Primeiro mês de coleta seletiva recolheu 4,5 toneladas de resíduos recicláveis

Primeiro mês de coleta seletiva recolheu 4,5 toneladas de resíduos recicláveis


Primeiro mês de coleta seletiva recolheu 4,5 toneladas de resíduos recicláveis

Volume equivale a mais de 40 árvores poupadas ou cerca de quatro toneladas a menos de CO2 lançados na atmosfera

O balanço referente ao primeiro mês de coleta seletiva em Águas de Lindoia foi muito positivo. O documento foi debatido em reunião realizada na semana passada na prefeitura e apontou que 4,5 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados e encaminhados para reciclagem. O volume equivale a 42 árvores poupadas ou quase quatro toneladas a menos de dióxido de carbono (CO2 – principal gás do efeito estufa) na atmosfera. Reunião foi conduzida pelo secretário de meio ambiente e teve a participação de representantes do Grupo Gaia Social e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas (CISBRA) parceiros do projeto.

“Estamos satisfeitos com este resultado e motivados a seguir em frente”, comemorou o secretário. Segundo ele, a população tem participado e colaborado com o projeto. “A coleta segue em ritmo crescente. A coleta realizada em 30 de julho foi a maior e recolhemos mais de 560 quilos de resíduos”, explicou. A maior parte do que foi recolhido é papel (43%) e o rejeito ficou em apenas 7% do total coletado.

A coleta está sendo realizada em caráter experimental nas Casas Populares e a prefeitura pretende estender o projeto gradativamente para toda a cidade. Atualmente, a coleta atinge mais de 1,2 mil residências e beneficia cerca de 5 mil pessoas.

Além disso, o projeto gera oportunidades de emprego e renda: três pessoas foram contratadas pelos parceiros do projeto e já trabalham na separação, armazenamento e venda dos resíduos. Quando o projeto estiver totalmente estruturado, abrangendo outros pontos da cidade e sendo autossustentável a estimativa é de que 50 empregos diretos e indiretos sejam criados.

Segundo o levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente e do Grupo Gaia Social, Águas de Lindoia produz em média 450 toneladas de lixo por mês. Ao menos 40% deste volume têm condições de ser reciclado.

A coleta no bairro prosseguirá sempre às segundas e quintas-feiras. Nestes dias os moradores devem colocar o lixo reciclável para a coleta, sendo que a coleta do material orgânico continua sendo realizada normalmente.

O projeto

Com o projeto de coleta seletiva, Águas de Lindoia passou a integrar o Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo Gaia Social e com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) e conta com os investimentos da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), uma empresa global de cafés, que no Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, Café do Ponto, L’OR, Caboclo, Damasco, Pelé, Seleto, Moka e Bom Taí.

471 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.