BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 20 de outubro de 2018

Águas de Lindóia

Saúde - Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018

Primeiro final de semana de campanha imuniza quase 30% das crianças do município contra Pólio e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, vacinou neste primeiro final de semana de campanha 240 crianças que pertencem ao público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Com isso, a estimativa é de que cerca de 30% das crianças do município tenham recebido a dose – o número de crianças a serem vacinadas definido pelo SUS é de 798.

Três unidades ficaram abertas no último sábado para o primeiro Dia “D” da campanha: unidades de saúde da Popular (PSF 2 – Alexandre Gatolini), do Centro (PSF 3 - Dr. José Egydio de Alvarenga Júnior) e Bela Vista (UBS Dr. Wilson Marcílio), que devem reabrir novamente no dia 18, quando acontecerá o segundo Dia D.

A campanha segue até o dia 31 de agosto. Devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo todas as crianças com idades entre 1 ano completo e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). As doses da campanha devem ser administradas mesmo se a criança estiver com a vacinação em dia.

A campanha é direcionada às crianças, mas as unidades estarão atendendo a população em geral durante a semana, vacinando contra o sarampo, rubéola e caxumba, dentro da rotina normal. Pessoas com até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina. Acima desta idade o recomendado é apenas uma dose. Para tomar a vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação.

A campanha segue até o fim deste mês e está previsto mais um “Dia D”, no dia 18. A população pode encontrar mais informações e esclarecimentos sobre a campanha e sobre a vacina nas unidades de saúde ou diretamente na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, pelo telefone 3824 1409.

Cobertura

Mesmo tendo uma das coberturas vacinais mais elevadas na região, acima de 80% em ambas as vacinas, a secretaria almeja atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Nos últimos anos o município vem aumentando progressivamente o número de pessoas imunizadas. O relatório atualizado nesta semana pela Secretaria de Saúde aponta que a vacinação contra a pólio atingiu 79% da população alvo da campanha em 2015. No ano passado o número subiu para 94% - apenas 1% abaixo da meta. Já as vacinas que imunizam contra o sarampo (tríplice e tetra viral) foram aplicadas em 77% da população em 2016, enquanto no ano passado a secretaria atingiu 81%. Neste ano o índice já está em 85%.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS