.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vacinação contra a Raiva acontece a partir deste final de semana

Vacinação contra a Raiva acontece a partir deste final de semana


Vacinação contra a Raiva acontece a partir deste final de semana

A Secretaria de Saúde, por meio da Seção de Vigilância em Saúde, realiza a partir do próximo sábado, dia 25, a campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos em todo o município de Águas de Lindoia. A meta é vacinar cerca de 3,6 mil cães e 900 gatos, o que corresponde a cerca de 80% da população estimada destes animais. Neste primeiro final de semana a vacinação em pontos fixos será realizada em pontos fixos e em grupos volantes em três bairros. No dia 1º de setembro, sábado seguinte, acontece a vacinação volante na zona rural e nos bairros não abrangidos na primeira semana

 

Devem tomar a dose da vacina todos os animais com mais de três meses de idade. Fêmeas que estejam grávidas ou amamentando também devem ser vacinadas. A vacina que será aplicada é fornecida pelo Ministério da Saúde. De cultivo celular, a dose é a mesma utilizada em clínicas veterinárias, com tecnologia que oferece maior proteção aos animais e com menos eventos adversos registrados. Nos últimos anos não foram registradas reações adversas graves ou mesmo morte de animais associadas à vacina contra a Raiva utilizada na Campanha em Águas de Lindóia. Esta vacina não é apropriada para animais de outras espécies como macacos, cavalos, vacas, cabritos, coelhos, hamsters, entre outros.

 

A secretaria esclarece que não serão fornecidas doses de vacinas para aplicação pelos proprietários dos animais. Isso por que a vacina deve ser conservada entre 2°C e 8ºC para garantir a sua qualidade. Cada equipe destacada para realizar a campanha vai controlar a temperatura dos recipientes que transportam as doses. As vacinas serão acondicionadas em caixas plásticas térmicas com termômetro digital. Serão também utilizadas uma agulha e uma seringa descartáveis para cada animal vacinado.

 

A orientação para os donos é que os animais sejam trazidos por adultos ou pessoas que possam segurá-los no ato de vacinação, evitando que crianças tragam os cães e gatos desacompanhadas. Os cães devem ser conduzidos com coleira e guia e gatos em sacolas ou sacos de estopa, o que facilita a vacinação e diminui o risco de acidentes ou fugas. Animais de comportamento agressivo devem vir também contidos por focinheira.

 

No dia da Campanha a Secretaria de Saúde permanecerá de plantão para dúvidas ou solicitações. O contato pode ser feito pelos telefones 3824 2238 ou 3824 1409.

363 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.