.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Meio Ambiente inicia ampliação da Coleta Seletiva no município

Secretaria de Meio Ambiente inicia ampliação da Coleta Seletiva no município


Secretaria de Meio Ambiente inicia ampliação da Coleta Seletiva no município

O Jardim Europa será o segundo bairro a participar da Coleta Seletiva em Águas de Lindoia. Após o sucesso da operação nas Casas Populares, com mais de 10 toneladas de resíduos recolhidos e corretamente destinados em apenas três meses, a coleta agora vai beneficiar mais um importante bairro do município. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do Grupo Gaia Social, que colabora com a implantação da coleta em Águas de Lindoia, iniciarão os trabalhos de conscientização e informação da população na próxima semana.

A visita das equipes para conscientização está prevista para acontecer a partir do dia 24. As equipes vão percorrer as casas e entregar panfletos informativos sobre o sistema de coleta e os benefícios para a população e para o meio ambiente.

A coleta no Jardim Europa acontecerá sempre nas manhãs de terça-feira e nas tardes de quinta-feira. Nestes dias os moradores devem colocar o lixo reciclável para a coleta, sendo que a coleta do material orgânico continua sendo realizada normalmente. Em caso de dúvidas, a população poderá obter informações junto às equipes ou pelo telefone 3924 9300, na Secretaria de Meio Ambiente.

Ampliação

A coleta seletiva foi iniciada no dia 25 de junho nas Casas Populares. Técnicos realizaram várias palestras de conscientização e um trabalho de comunicação que envolveu toda a comunidade. Passados quase quatro meses, os números da coleta só aumentam e já movimentam até mesmo a economia local, gerando até o momento quatro empregos diretos e outros dez indiretos. A coleta passará a beneficiar mais de 6 mil pessoas no município.

Neste período mais de 15 toneladas de recicláveis já foram coletados. Isso equivale a mais de 300 árvores que deixaram de ser cortadas ou cerca de 30 toneladas a menos de gás carbônico (CO2 – um dos gases relacionados ao efeito estufa) lançados na atmosfera.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é estender a coleta a todo o município. Para isso, junto com o Grupo Gaia Social, a prefeitura já trabalha no planejamento para ampliar a coleta para outros pontos da cidade nos próximos meses, o que vai demandar também adaptações na estrutura do ponto de triagem e dos equipamentos para coleta, seleção e armazenamento temporário.

Além de abranger mais um bairro, a coleta também vai acontecer em grandes produtores de resíduos, como os hotéis. A ideia é sensibilizar empreendimentos do tipo a separar os materiais e realizar a coleta em dias específicos.

O projeto

Com o projeto de coleta seletiva, Águas de Lindoia passou a integrar o Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo Gaia Social e com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) e conta com os investimentos da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), uma empresa global de cafés, que no Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, Café do Ponto, L’OR, Caboclo, Damasco, Pelé, Seleto, Moka e Bom Taí.

420 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.