BOA TARDE ÁGUAS DE LINDÓIA, 15 de outubro de 2019

Águas de Lindóia

Saúde - Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018

Campanha Outubro Rosa contou com diversas ações em Águas de Lindóia

A Prefeitura de Águas de Lindóia encerrou na sexta-feira, dia 26, as atividades em apoio ao movimento Outubro Rosa que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste dia os funcionários de todas as repartições foram convidados a se vestiram de rosa para marcar a data. A campanha foi desenvolvida no município por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Esportes e Fundo Social de Solidariedade.

Durante o mês de outubro, diversas ações foram realizadas para chamar atenção à causa, como a iluminação do Cristo Redentor na cor rosa, a realização de palestras e bate papos sobre Saúde da Mulher nas unidades de saúde e também no Balneário, além de uma Ação Social no Bairro Bela Vista “Especial Outubro Rosa”, que contou uma profissional de saúde para orientar as mulheres presentes. Uma caminhada na Avenida das Nações Unidas também mobilizou mais de 80 pessoas que fizerem o trajeto com bexigas rosa em apoio à campanha.

Já para a prevenção de câncer no colo do útero, as unidades de Saúde realizaram coletas de Papanicolau das 17h às 19h, com o objetivo é atingir as mulheres que trabalham em horário comercial. O exame de Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres com vida sexual ativa para detectar além do câncer, outras alterações e doenças no colo do útero, como inflamações e HPV.

Câncer de mama e colo de útero em Águas de Lindóia – A Secretaria de Saúde do Município informou que no ano de 2017 foram realizados 731 exames de mamografia e de janeiro até outubro deste ano, foram 876 procedimentos deste tipo. Já com relação aos exames preventivos de câncer de colo uterino, o exame de Papanicolau, de janeiro até outubro foram realizados 578 procedimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os profissionais de saúde das Unidades Básicas e Saúde da Família estão preparados para receber as mulheres que suspeitarem de nódulos ou alterações nas mamas, como também para conscientização da importância do autoexame das mamas e das ações para prevenção de câncer de colo de útero.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS