.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Esportes e Recreação - Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Águas de Lindoia sedia final da Taça 9 de julho de Futebol Americano

Águas de Lindoia sedia final da Taça 9 de julho de Futebol Americano


Águas de Lindoia sedia final da Taça 9 de julho de Futebol Americano

Os amantes da bola oval de Águas de Lindoia e região poderão curtir três partidas de Futebol Americano neste final de semana, todas acontecendo no Estádio Municipal Leonardo Barbieri e com entrada gratuita. O primeiro jogo será válido pela Taça 9 de Julho e outros dois pelo Campeonato Paulista da modalidade Flag. As principais equipes paulistas disputam os títulos no sábado e no domingo em jogos organizados pela Federação Paulista de Futebol Americano.

A grande final da Taça 9 de Julho será entre as equipes do Leme Lizards e o Limeira Tomahawk, no sábado dia 8 de dezembro, a partir das 19h. As duas equipes disputaram a final no ano passado, com a vitória do Leme Lizards. A equipe de Leme, bicampeã do torneio e vice-campeã em 2014, chegou a mais uma final após vencer o Guarani Indians, de Paulínia (SP) por 14 x 0. Já o time de Limeira venceu o Piracaba Cane Cutters por 13 x 9. Ambos os jogos foram disputados no Estádio Fernando de Marco, em Capivari (SP), no dia 25 de novembro.

Pela modalidade Flag Masculino 8x8, os jogos começam a partir das 9h no domingo, dia 9, com a partida entre Soldiers e Guardians na disputa pelo 3º lugar. A grande final entre Portuguesa FA e Crimson Fox acontece a partir das 11h.

O Futebol Americano

Com cada vez mais adeptos e entusiastas do esporte no Brasil, o Futebol Americano chega à Capital Termal do Brasil. A modalidade vive no momento a disputa da temporada regular nos Estados Unidos, com os jogos disputados até o fim de dezembro, seguidos pelos Playoffs das conferências até o Super Bowl – evento que reúne os campões das conferências Americana (AFC) e Nacional (NFC) para definir o campeão da temporada. A partida sempre acontece no primeiro domingo de fevereiro de cada ano.

No Futebol Americano o campo tem dimensões próximas ao campo do futebol: um total de 120 jardas (110 metros) de comprimento por 53,5 jardas (49 metros) de largura. As jardas são marcadas no gramado e existem duas “endzones” de 10 jardas, que são áreas onde as equipes tentam marcar a maior quantidade de pontos por jogada – o touchdown.

Cada equipe tem até quatro jogadas (os chamados “downs” ou “descidas”) para tentar avançar 10 jardas e continuar a tentar alcançar a endzone e marcar o touchdown, que vale 6 pontos. Ao conseguir, a equipe ainda tem a chance de marcar um ponto extra, caso consiga chutar a bola no “Y” que fica no fim do campo. Se não conseguir avançar jardas suficientes nas três primeiras descidas para continuar no jogo, na quarta descida a equipe pode tentar um chute de longa distância no “Y” e marcar três pontos.

Cada partida tem tempo total de 1h, divididos em quartos de 15 minutos cada. Cada equipe entra em campo com 11 jogadores, mas dependendo da situação do jogo o time joga com um conjunto de jogadores específicos. Existem times específicos para o ataque, para a defesa e os chamados “special teams”, ou time de especialistas – jogadores que possuem funções especiais, como o “kicker”, que chuta a bola tentando acercar o gol.

Mas aqueles que vão assistir os jogos em Águas de Lindoia poderão ver uma diferença no domingo. Isso por que as regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar o avanço do adversário. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o jogo poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, cujos equipamentos de proteção acabam sendo caros. 

576 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.