Turismo e Cultura - Quarta-feira, 05 de Junho de 2019

Águas de Lindoia sediará Congresso de Zoologia em 2020

Secretários Municipais participaram de reunião para definir detalhes do planejamento nesta semana. Evento deve atrair cerca de 4 mil congressistas e promete movimentar a cidade e a região com programação e eventos abertos ao público

Os secretários de Turismo, de Meio Ambiente e de Educação se reuniram na manhã de ontem (terça-feira, dia 04) com representantes da Sociedade Brasileira de Zoologia, responsáveis pelo XXXIII Congresso Brasileiro da área que acontecerá em março de 2020 em Águas de Lindoia. O objetivo foi alinhar os detalhes para a realização do evento e apoiar as atividades socioeducativas que serão realizadas na cidade ao longo do congresso.

Segundo os organizadores, durante o congresso devem ser realizados eventos culturais e educativos que serão destinados aos professores, alunos, turistas e para a população de toda a região. O objetivo é aproximar o público da produção científica ligada ao estudo dos animais, em especial aos da fauna brasileira.

Os organizadores pretendem, além de realizar debates e apresentações de trabalhos científicos durante o congresso, apresentar uma programação com ações em vários segmentos para que a comunidade interaja com o congresso e com os cientistas: a formação continuada de professores; simpósios abertos ao público; e o Festival Zoo na Rua - uma área especialmente pensada para o desenvolvimento de atrações culturais e apresentações científicas para o público.

No Festival o objetivo é mobilizar escolas da cidade e de toda a região e organizar visitas aos acervos que deverão ser expostos na Praça Adhemar de Barros. Além das instituições de educação, o objetivo também é atrair a atenção das famílias e dos turistas para um passeio diferente e educativo na cidade.

“A Prefeitura tem total interesse em apoiar um evento desta magnitude e com este caráter educativo. Pelo que pudermos ver do planejamento da Sociedade Brasileira de Zoologia, o Congresso deve ganhar às ruas da cidade e atrair a atenção do público de uma maneira inteligente e diferenciada. Teremos um grande prazer em dar todo o suporte para eles”, afirmou o secretário de turismo.

O evento

O XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia será realizado entre os dias 2 e 6 de março do próximo ano e é organizado por uma Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ). A logomarca oficial do evento faz alusão ao acervo histórico do Museu Nacional e do Instituto Butantan, ambos prejudicados devido a incêndios nos últimos anos.

Também constam na logomarca dois espécimes animais importantes. O primeiro é um espécime da ordem Amblypygi (Aranha-chicote) ainda sem nome e descoberto pelos pesquisadores do Museu nacional vivendo nos subterrâneos do Palácio de São Cristóvão destruído pelo incêndio de 2018; e a Jiboia do Ribeira, uma das serpentes mais raras do planeta com menos de 10 registros desde sua descrição na década de 1950 e que também teve parte de seu material de registro perdido no incêndio do Instituto Butantan.