Turismo e Cultura - Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

Encontro Brasileiro de Autos Antigos atrai 400 mil pessoas para Águas de Lindoia

Evento contou com operação conjunta entre Prefeitura de Águas de Lindoia, DER/SP e Polícia Rodoviária Estadual. Rotas alternativas facilitaram acesso do público ao evento

Mais de 400 mil pessoas visitaram o 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos realizado em Águas de Lindoia durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 20 e 23 de junho. O número informado pelos organizadores do evento foi considerado extremamente positivo pela Secretaria de Turismo do município e reafirma o evento como principal do calendário turístico da estância.

O evento reuniu mais de mil veículos em exposição e abrigou centenas de estandes de venda de peças e acessórios para carros antigos. Durante todo o final de semana a Praça Adhemar de Barros ficou completamente tomada pelo público.

Neste ano a organização da Prefeitura teve um desafio a mais: com a interdição de uma ponte na SP-360, no município de Lindoia, uma operação especial foi montada com as participações do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER/SP), da Polícia Rodoviária Estadual, das Guardas Municipais de Socorro e de Lindoia, bem como departamentos e secretarias de trânsito de toda a região.

No início da semana a Prefeitura e o DER instalaram faixas informando aos motoristas as principais rotas alternativas para o evento. O tráfego de veículos pesados como caminhões e carretas foi desviado para outras rodovias da região. “Esta ação articulada certamente foi muito importante para minimizar os efeitos do grande fluxo de veículos que tivermos ao longo do final de semana”, avaliou o secretário de turismo do município.

Nas estradas da região o DER realizou um monitoramento constante. Segundo o departamento uma equipe de agentes distribuídos em cerca de 10 viaturas e guinchos, além de supervisores e inspetores, estiveram na região durante os dias de evento com o objetivo de organizar o fluxo de veículos. Durante todo o final de semana foram registrados pontos de lentidão em todos os acessos à cidade. Apenas um acidente, de pequena monta, foi registrado durante os quatro dias.

Na cidade, agentes da Secretaria de Trânsito foram espalhados em vários pontos considerados estratégicos pela prefeitura. Eles orientaram os motoristas e direcionaram o fluxo nos momentos em que aconteceram congestionamentos na região central. Nenhum incidente foi registrado pela Secretaria.

“Mais uma edição de sucesso dos Autos Antigos, movimentando a cidade e aquecendo o comércio e a estrutura turística de Águas de Lindoia. Tudo isso graças ao trabalho em conjunto com os organizadores, com as equipes do DER e da Polícia Rodoviária Estadual e com as prefeituras da região, a quem agradecemos pelo grande apoio que foi dado. Já começaremos a planejar o evento de 2020, que tem tudo para ser mais um grande sucesso”, avaliou o secretário de turismo.

Mais eventos

O calendário de eventos do município continua com grandes atrações para a temporada. Além do Festival de Inverno que terá início no dia 5, a Secretaria de Turismo divulgou o calendário para os próximos três meses, além de mais um evento que a cidade deve sediar em outubro.

Em julho, várias atrações culturais devem ser realizadas na cidade. Os shows do Festival de Inverno devem atrair grande público nas noites dos finais de semana até o dia 28. A programação completa deve ser fechada ainda nesta semana. Dentro da programação também está prevista a segunda edição do Festival de Teatro – edição cenas curtas, com apresentações no Centro Umuarama entre os dias 18 e 28 de julho.

A Secretaria de Esportes também divulgou programação de férias, com destaque para o 1º Ginfest – uma gincana para animar as férias da criançada e que acontecerá entre os dias 15 e 19 de julho. Além disso estão previstos campeonatos de futebol e futsal, evento de Downhill, jogos dos campeonatos paulista A2 e do Brasileiro de categorias de base, a terceira edição do Night Run das Águas e mais uma edição do Desafie-se, que seguirá pela trilha do Morro Pelado.

Em agosto acontecerão dois eventos também ligados a automóveis – o Classic Kombi Brasil (entre os dias 23 e 26) e o encontro do Chrysler Clube do Brasil (30 a 01 de setembro). Em setembro já está confirmada a realização do terceiro Festival Gastronômico ‘Sabores da Terra’ (de 6 a 8).

Salão da Motocicleta

A Secretaria de Turismo acertou a realização da 1º edição do Salão da Motocicleta, que deverá acontecer entre os dias 11 e 13 de outubro. Uma reunião entre o secretário da pasta e o organizador ajustou os últimos detalhes para o que deve ser o maior salão de motos a céu aberto do Brasil, reunindo importantes montadoras. A programação do evento deve ser divulgada pela organização nas próximas semanas.