Educação - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Secretaria de Esportes premia destaques esportivos de Águas de Lindoia em 2019

Em uma noite especial a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal realizou a terceira edição do Prêmio Destaques Esportivos. O evento reuniu esportistas de diversas modalidades que foram destaque em eventos e campeonatos regionais, estaduais e nacionais. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no Salão Momumentale para acompanhar a solenidade. Estiveram presentes o prefeito Gil Helou, o vice-prefeito João Orrú, o secretário de Esportes Cristiano Bueno e o presidente da Câmara Municipal Eduardo Zucato.

O evento teve cinco blocos de premiações e no intervalo de cada bloco as alunas das escolinhas de dança da Secretaria de Esportes se apresentaram ao público. A responsável pela área dentro da secretaria, a bailarina e professora Elizabeth Lima Mastre reuniu apresentações feitas em diversos eventos ao longo do ano, incluindo as dos jogos regionais, totalizando 14 apresentações.

No total foram 13 modalidades esportivas em destaque (futsal, natação, ciclismo, tênis, futebol, atletismo, jogos mentais, jiu jitsu, ginástica rítmica, skate, vôlei, taekwondo e fisiculturismo), além de premiações especiais para os destaques nos eventos realizados pela secretaria (olimpíadas escolares, ginfest, desafie-se, o campeonato de futebol e o “Meninos da Pop”), do desporto na terceira idade e de uma homenagem a Pedro Elias de Godoi - que há 20 anos trabalha de forma voluntária como treinador de futebol – e para Viviane Ferla – atleta participante e entusiasta do Desafie-se que faleceu recentemente – a qual foi recebida pelos familiares presentes à solenidade.

No futsal foram premiados os atletas campeões de quatro categorias do Campeonato Interno de Futsal “Todos os Santos”, que resgatou uma antiga tradição da cidade; a equipe Ousados, campeã do Campeonato Municipal de Futsal; e a equipe sub-12 campeã pela segunda vez consecutiva da Copa Desportiva Regional.

Na natação destaque para Mauro Bialowas, atleta do Balneário Municipal na Maratona Aquática e vencedor de quatro provas em distâncias superiores a 1500m; e para Vitor Padilha, pela sua campanha no campeonato da ARN, conquistando 22 medalhas em 2019.

No ciclismo receberam o troféu Bruno Zanon (campeão da etapa Canastra do GP Ravelli e atleta destaque em competições internacionais); Nelson Moraes (Ciclismo de longa distância e primeiro atleta de Águas de Lindoia a completar a mais importante prova do gênero, com mais de 1200km, disputada na França); Nemuel Fonseca da Silva, destaque em competições nacionais na modalidade XCM; e Rogério Chiaroni de Oliveira destaque no Downhill.

No atletismo foram premiados Luciney Gomes; Raquel Rodrigues; Bruno Pilenso Renzo; e Rodrigo Almeida, todos sendo destaques em competições regionais e estaduais.

Nas lutas receberam os troféus Camila Cardoso (Jiu Jitsu – campeã no Abu Dhabi International Pro, prata no Internacional e bronze no Pan-americano); e Cristian Faria de Souza (Taekwondo – campeão paulista e de torneios regionais). No fisiculturismo o destaque foi Lucas Ferreira.

No futebol além da equipe Migué, campeã do municipal, também receberam o prêmio os jovens da equipe sub-17 que venceram a Cup do Circuito das Águas e a Copa Interestadual;

As ginastas Laura Zampieri, Mariana Rossi, Ana Clara Barbato e Maria Eduarda Bueno também foram premiadas por representarem Águas de Lindoia pela primeira vez nos Jogos Regionais de 2019, ficando na quarta colocação da competição. Também receberam o prêmio os bailarinos da companhia Dança, Corpo e Movimento pela coreografia Dias Chuvosos e Dias Ensolarados, que foi premiada e selecionada para apresentações na Itália, Argentina e Paraguai.

Destaques nos Jogos Regionais do Idoso (Jori) as jogadoras Maria Rita e Neusa Maria também foram homenageadas. Elas venceram a 23ª edição disputada em São João da Boa Vista e competem na modalidade Buraco nesta semana na etapa estadual.

No vôlei foram premiadas as equipes vencedoras em cada uma das categorias do I Campeonato Interno da modalidade organizado pela Secretaria de Esportes. A Equipe de vôlei adulto, campeã do Festival Desportivo Regional também foi homenageada.

Também foram premiados o tenista Breno Rodrigues Santana; o damista campeão municipal Cauê ODnato Santos; o skatista Guilherme Mendes quinto colocado no Circuito Paulista de Skate de Velocidade; e o aluno destaque do projeto Meninos da Pop, Bryan de Souza Muniz.

Eventos

A Secretaria também entregou medalhas para participantes de eventos organizados pelo município ao longo de 2019. Nas olimpíadas escolares representantes das escolas Dr. Geraldo Mantovani (municipal), Dr. Francisco Tozzi (estadual) e Comendador Pedro Facchini (municipal), vencedoras nos respectivos grupos de ensino. O evento movimentou todas as escolas do município com mais de 1,3 mil alunos participantes.

No Desafie-se receberam homenagem os participantes Carlos Cintra, José Honório Franco de Godoi, Luiz Ione, Maria Joana, Maria Gabriela Oliveira, Vera Cardoso e William Cardoso. Ao todo foram realizadas 11 etapas com trilhas e caminhos nas mais belas paisagens de Águas de Lindoia.

No Ginfest Esportivo, evento que foi realizado nas férias escolares e que contou com a participação de 250 crianças, os alunos da equipe verde, campeã do evento foram premiados. A gincana também arrecadou quase 600kg de alimentos que foram doados para o Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi e para o Lar São Camilo de Lelis.

Para o secretário de esportes, Cristiano Bueno, o ano foi de avanços e de ótimos resultados em diversas modalidades esportivas. “Foi um ano de grandes conquistas para o esporte lindoiense e nossa equipe da secretaria tem trabalhado para apoiar os atletas e incentivar cada vez mais a população a praticar esportes com cada vez mais eventos e ações. O prêmio é a consolidação de todos estes projetos”, comemorou o secretário.