Obras - Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020

Prefeitura emite ordem de serviço para revitalização da Praça Adhemar de Barros

Praça terá primeira reforma completa desde a criação do espaço na década de 70

O principal cartão postal de Águas de Lindoia passará por uma revitalização ao longo deste ano. A Prefeitura Municipal emitiu a ordem de serviço para a reforma da Praça Adhemar de Barros e a reforma terá um cronograma especial para que o andamento das obras não prejudique eventos de grande porte que serão realizados ao longo do ano no local, como os Autos Antigos. A revitalização terá um custo de R$ 2,6 milhões em recursos do Dadetur e as obras previstas respeitam o projeto original desenvolvido pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, inaugurada na década de 70.

A Praça ganhará ainda mais beleza e estrutura para acolher aos lindoienses e aos turistas que visitam a cidade. Um novo boulevard será construído para criar um espaço de convivência e alimentação de acordo com o estilo da Praça, com mais estrutura e de modo a oferecer um amplo espaço de circulação com visão para o lago e para a praça como um todo.

Os quiosques serão readequados para melhorar tanto as condições de trabalho como o aproveitamento do espaço pelos comerciantes. O contrato firmado pela prefeitura com os atuais concessionários já previa a suspensão das atividades e do recolhimento das taxas durante o período de obras.

Também serão construídos novos banheiros para atender ao crescente número de turistas que visitam a cidade todos os anos. Os banheiros já existentes passarão por reformas e readequações para sanar problemas de infiltração e para poder servir pessoas com mobilidade reduzida.

O espaço de eventos da praça também será reformado. O piso degradado será redesenhado e refeito com adaptações especiais para coberturas que são instaladas temporariamente para os diversos tipos de evento que são realizados no local.

Além destas melhorias também serão realizadas manutenções na Concha Acústica, nas calçadas, na fonte luminosa e na rede de iluminação – todas as luminárias serão substituídas por modelos de LED, mais modernas e que garantem melhor visibilidade e segurança. A praça ganhará, ainda, novos bancos e lixeiras além de uma nova pintura no entorno do parque, no espaço de eventos, nas pontes metálicas e em todo o contorno do lago.

“Esta é a primeira grande reforma na Praça Adhemar de Barros desde a sua fundação na década de 70. Pensamos e trabalhamos neste projeto de modo a respeitar o projeto de Burle Marx, de respeitar os eventos que aqui são realizados e de respeitar também aos que trabalham e passeiam por este espaço, que vai ficar ainda mais lindo. Nossa praça merece ser revitalizada e ganhar estas novas áreas que serão construídas para que continue sendo uma das mais magníficas do Brasil”, comemorou o prefeito.

1925 Visualizações