Saúde - Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020

Vacinação antirrábica acontece no PSF das Casas Populares neste sábado, dia 28

Atendimento continuará sendo realizado por agendamento telefônico ou diretamente na unidade Alexandre Gatolini

Vacinação antirrábica acontece no PSF das Casas Populares neste sábado, dia 28

A Secretaria Municipal de Saúde de Águas de Lindoia continua oferecendo a vacina de rotina contra a Raiva para cães e gatos. A ação é realizada aos sábados, entre as 9h e 11h30, por meio de agendamento prévio e obedecendo a um calendário que terá como base uma região diferente da cidade a cada semana, para facilitar o deslocamento das pessoas e seus animais de estimação para a vacinação. Na sábado, dia 28, das 9h ás 11h30, a ação acontecerá no PSF Alexandre Gatolini, nas Casas Populares, devendo retornar para outros bairros até o final do ano.

No sábado, dia 21, 57 animais foram imunizados na ação realizada na região do PSF Lídia Rodrigues, no bairro dos Francos. Na ação realizada pela Vigilãncia Sanitária, serão vacinados somente cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade. Fêmeas prenhes ou em lactação poderão ser vacinadas, desde que não se estressem na contenção, fato que poderá resultar no adiamento da vacinação, a critério do Médico Veterinário.

O tutor do animal de estimação deverá entrar em contato com a recepção da Unidade de Saúde de seu bairro, por telefone ou presencialmente. O agendamento estará disponível entre a segunda e a sexta-feira anteriores ao sábado dia de vacinação na unidade de saúde em que a equipe realizará a ação. A vacinação estará condicionada ao agendamento prévio de pelo menos 20 animais em cada dia e local programado e caso este número mínimo não seja atingido, os animais já cadastrados serão automaticamente reagendados para a próxima data de vacinação no mesmo bairro. Isso por que cada frasco da vacina tem conteúdo suficiente para aplicação de 25 doses e tem prazo de validade muito curto. O objetivo é evitar o desperdício de doses, que atualmente é fornecida todos os meses em quantidade controlada pelo Programa Estadual da Raiva.

No dia de vacinação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência do responsável. Caso o comprovante não esteja no nome do responsável é obrigatória a apresentação de uma declaração assinada pela pessoa cujo nome consta no comprovante, afirmando que o tutor reside no endereço cadastrado. Na falta desses documentos, a vacina não será administrada. O tutor poderá agendar a vacinação de até três animais (cães e/ou gatos) por domicílio, a cada dia de vacinação. Outros animais da residência poderão ser agendados para a próxima data de vacinação no bairro. Não haverá vacinação no domicílio e não serão fornecidas doses de vacinas para o tutor vacinar seus animais na residência.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os animais sejam trazidos por adultos que possam conter o animal durante a aplicação da dose. Animais que estejam doentes ou mesmo convalescentes de doenças debilitantes, agudas ou crônicas, assim como em processo de recuperação de procedimentos cirúrgicos, poderão ter a vacinação adiada, a critério do Médico Veterinário. Nesse caso o tutor poderá fazer novamente o agendamento.

Será obrigatório ao tutor usar máscara facial, devidamente posicionada, conforme recomendações do Ministério da Saúde, sendo que ele será a única pessoa autorizada a estar presente no momento da aplicação da dose. A medida é importante para evitar aglomerações no local de atendimento.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária (Rua Colômbia, 190) ou ligar para o telefone 3824 1409.