.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Turismo e Cultura - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Audiência Pública inicia atualização do Plano Diretor de Turismo

Plano continuará sendo atualizado em continuação da Audiência Pública marcada para a próxima terça-feira, dia 8


Audiência Pública inicia atualização do Plano Diretor de Turismo

Após quase quatro horas de debate os cerca de trinta participantes da Audiência Pública realizaram grandes avanços no debate para atualizar o Plano Diretor de turismo. A reunião aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 2, no Centro Cultural Umuarama. Organizada pela Secretaria de Turismo, a audiência é parte importante do processo de atualização da Lei que dá as diretrizes para o desenvolvimento do turismo em Águas de Lindoia e que precisa ser atualizada a cada três anos. 

Foram definidos os segmentos de turismo nos quais o município deve focar nos próximos anos. Das 11 opções possíveis, as três mais votadas, pela ordem, foram o Turismo de Saúde, que trabalha as questões relativas ao Termalismo como atrativo turístico; o Turismo de Negócios e Eventos, ligado a atração de convenções e eventos culturais ou empresariais; e o Ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista. 

Os participantes também começaram a definir as prioridades de ações em 13 eixos temáticos: Infraestrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento (Pesquisa), Economia, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. 

Como a audiência se alongou além do planejado devido aos debates, uma continuidade foi convocada para a próxima terça-feira, dia 8, às 18h30 no Centro Umuarama. A expectativa é de que a revisão seja concluída e que o projeto possa ser encaminhado ao Legislativo para apreciação, antes de ser sancionado pelo Prefeito. 

O que é 

O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta que estabelece diretrizes para investimentos e ações do Poder Público para o desenvolvimento do setor. O Plano é construído com base em pesquisas de demanda, no inventário da oferta turística, em estudos técnicos do ambiente atual e previsões futuras, onde são estabelecidas as Políticas Municipais para o Turismo. 

O Plano traz, também, um diagnóstico atual do segmento econômico e traça prognósticos para o futuro, sugerindo programas e projetos sustentáveis para o avanço da atividade e gerando emprego e renda para a população lindoiense. Na audiência a equipe técnica contratada para assessorar no processo de revisão irá analisar os principais pontos do plano e as considerações e sugestões da população serão discutidas para a atualização do documento. 

O documento deve ser ainda ser aprovado pela Câmara Municipal. “A atualização Plano Diretor de Turismo é fundamental para construirmos uma política que seja constante. A participação da população, dos empresários e de lideranças nesta revisão do plano é fundamental para mantermos um caminho sólido na recuperação do turismo no pós-pandemia”, afirmou o secretário de turismo, Lauro Franco.

693 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.