Águas de Lindóia, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021

Prefeitura busca parceria com universidade para realização de novos estudos sobre as propriedades da água do município

Na semana passada representantes da Secretaria de Turismo e Cultura e do Balneário Municipal estiveram reunidos com o geólogo Dimas Dias Brito e o físico Daniel Bonotto, ambos professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). O objetivo foi buscar parcerias para a realização de estudos continuados sobre as propriedades das águas que jorram no Balneário. Estiveram presentes o diretor do Balneário, Rogério Rizzo, o Secretário de Turismo, Lauro Franco e o Chefe de Cultura, Joel Raimundo de Souza, que organizou a reunião.

A ideia é trabalhar em conjunto com a Universidade para a realização de novos estudos, mais detalhados, sobre as propriedades químicas e radioativas que foram descobertas pelo Dr. Francisco Tozzi há mais de um século e que foram verificadas de perto pela vencedora dos Prêmios Nobel de Física e Química, Marie Curiè quando da sua visita na cidade em 1926. Além de servir como base de estudo e de novas pesquisas, estas novas análises servirão para direcionar a atividade turística no município.

O físico Daniel Bonotto é especializado em abordagens hidrogeoquímicas envolvendo radioelementos naturais, o que o torna um especial altamente gabaritado para a análise da água do Balneário. Bonotto é doutor pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pela Universidade de Bath, na Inglaterra. Ele ficará a cargo das pesquisas e análises.

Um cronograma de trabalho deve ser produzido e apresentado pela Unesp em breve, sendo o trabalho coordenado pelo laboratório de física da instituição. Uma nova reunião deve ser marcada para definir os detalhes para o início das atividades de campo.