Águas de Lindóia, sábado, 16 de outubro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021

Escultura baseada em projeto de Galileo Emendabili é instalada no Balneário Municipal

Representação da índia Lindoya projetada pelo famoso artista italiano foi feita pelo artista plástico Benedito Ávlia

Feita em concreto e pesando cerca de 300kg, a escultura da índia Lindoya – brava guerreira indígena que inspirou o nome da cidade – foi instalada nesta quarta-feira, dia 6, no novo fontanário que está sendo construído no município, ao lado do Balneário Municipal. A obra está em fase final e deve ser inaugurada nas próximas semanas.

A figura da índia que enfrenta uma serpente faz parte de uma série de obras deixadas pelo escultor italiano Galileo Emendabili (1898 – 1974) para representar a rica história de Águas de Lindoia. O autor de projetos importantes como o Obelisco do Ibirapuera e o monumento a Ramos de Azevedo, deixou painéis temáticos alusivos não apenas à índia Lindoya, mas referentes ao pouso dos tropeiros, a saga dos imigrantes italianos e tópicos religiosos.

A estátua inspirada no painel ganhou traços e forma a partir das mãos do artista plástico mineiro Benedito Ávila, que esteve presente acompanhando a colocação da obra no local de destaque do novo fontanário que está sendo feito no Balneário Municipal.

Técnicos da prefeitura e operários da empresa contratada para a obra devem finalizar a instalação fixando a obra no local e realizando a instalação elétrica para iluminação.

O novo fontanário

Projetado pela prefeitura e iniciada no ano passado, a construção do novo fontanário vai proporcionar mais conforto e segurança para o público que utiliza o espaço. As novas torneiras foram instaladas de modo a favorecer o público – mais altas – além da nova cobertura e do espelho d´água que foi construído. O investimento de cerca de R$ 75 mil vai proporcionar, mais que um ponto de captação de água, um novo ponto turístico para Águas de Lindoia.