Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024

Capina Elétrica começa a ser realizada em Águas de Lindoia

Tecnologia sustentável facilita trabalho de equipes de manutenção sendo um processo ecologicamente correto

Capina Elétrica começa a ser realizada em Águas de Lindoia

A prefeitura de Águas de Lindoia começou a realizar nesta quarta-feira, dia 3, a Capina Elétrica. O objetivo é realizar a limpeza de ruas e avenidas da cidade sem o uso de herbicidas e com maior agilidade. A novidade foi introduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e está sendo aplicada com apoio da Secretaria de Obras.

Instalado em um caminhão, o equipamento realiza uma descarga elétrica da superfície até a raiz da erva daninha e a elimina. Em até 9 dias o mato seca e o trabalho de limpeza pode ser realizado com mais agilidade pois as plantas se desprendem com mais facilidade do solo.

Basicamente, o processo de Capina Elétrica tem três importantes vantagens: além de liberar a mão-de-obra disponível para a retirada do mato, este processo é mais eficaz que a utilização de produtos químicos e não polui o meio ambiente. Logo na primeira vez que a técnica foi utilizada em apenas 6 horas o equipamento já havia realizado a capina em todo o Jardim Meridiem, o que do modo tradicional, com as equipes utilizando roçadeiras, o processo poderia levar até dois dias inteiros para ser realizado. Na próxima semana o mato seco deve ser retirado do bairro.

Ainda nesta semana outros bairros da região devem ser atendidos pela novidade. Amanhã o serviço deve ser realizado no bairro Nova Lindoia.