Programa Saúde nas Escolas avança em Águas de Lindoia

Saúde - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017


Programa Saúde nas Escolas avança em Águas de Lindoia

Equipes da Secretaria de Saúde e de Educação estão promovendo ações de acompanhamento de saúde para os mais de 2,5 mil alunos que estudam diariamente nas escolas municipais de Águas de Lindoia. O Programa Saúde nas Escolas é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério da Saúde.

O programa realiza 12 ações de prevenção e orientação com o apoio de profissionais como nutricionistas, enfermeiros, técnicos, dentistas e equipes das unidades de saúde do município. Um cronograma contendo as ações e o calendário de atividades foi elaborado e as visitas dos profissionais nas escolas para o atendimento aos alunos já está acontecendo.

Dentre as principais ações está a antropometria, que avalia peso e altura de todos os alunos para avaliar o desenvolvimento e verificar possíveis alterações nutricionais. Nos casos em que são constatadas alterações de peso, por exemplo, as equipes realizam uma avaliação individual e prestam orientações aos pais e familiares.

As equipes também acompanham a carteirinha de vacinação dos alunos e alertam os responsáveis sobre as doses em atraso. O programa prevê, ainda, a realização de palestras sobre diversos assuntos, incluindo o combate à dengue e a prevenção da saúde bucal, além de realizar testes para verificar possíveis dificuldades visuais.

A coordenadora do programa Lais Guinatti, biomédica e especialista em Educação em Saúde, explica que o Programa de Saúde nas Escolas é uma ferramenta importante para garantir um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Estas ações contribuem para a formação integral dos estudantes com ações de prevenção e atenção em saúde. As equipes trabalham no sentido de garantir o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, concluiu a profissional.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia