Vacinação contra Febre Amarela prossegue em Águas de Lindoia

Saúde - Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2018


Vacinação contra Febre Amarela prossegue em Águas de Lindoia

Desde a semana passada 540 pessoas procuraram as unidades de saúde do município ou as equipes que realizaram busca ativa em ruas da região central da cidade para tomar a vacina contra a Febre Amarela. Houve horário especial de atendimento em três unidades durante a semana – Centro, Bela Vista e Casas Populares. Na semana passada a Vigilância em Saúde informou que um macaco encontrado morto na mata próxima ao bairro Bela Vista estava com o vírus da doença. Nenhum caso de Febre Amarela foi registrado em Águas de Lindoia desde o ano passado, quando o Circuito das Águas passou a ser classificado como área de vacinação obrigatória.

A Secretaria de Saúde estima que cerca de 90% da população lindoiense já tenha tomado a dose da vacina. A preocupação da Secretaria é garantir o maior número possível de pessoas imunizadas e continuar sem registrar casos da doença no município.

No sábado, dia 15, equipes da UBS Wilson Marcílio percorreram o entorno da mata próxima ao local onde o macaco morto foi encontrado. As agentes passaram nas residências informando a população, esclarecendo eventuais dúvidas e aplicando a dose da vacina nas pessoas que ainda não haviam sido imunizadas. Ao longo da semana um carro de som percorreu vários pontos da cidade convocando aqueles que não se vacinaram para procurar a unidade mais próxima de sua residência e tomar a dose.

“Estamos sensibilizando quem ainda não se vacinou para que vá até uma unidade de saúde e agende a aplicação. Nosso trabalho vai continuar durante o fim de ano e o início de 2019 para garantir essa proteção para toda a população”, afirmou o coordenador da ação, Wander Tavares de Mira.

Por que agendar?

As unidades de saúde, durante o horário normal de atendimento, estão agendando a aplicação da dose da vacina. Isso por que cada frasco contém vacina suficiente para aplicação de 5 a 10 doses, dependendo do tamanho, e após aberto a validade da vacina é de cerca de cinco horas. “Com o agendamento conseguimos atender a toda a demanda sem desperdício”, justifica o coordenador.

Na próxima quinta-feira, dia 27, a UBS Wilson Marcilio, no Bela Vista, fará novo atendimento em horário especial – das 17h às 20h – com livre demanda.

A vacinação é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a Febre Amarela. Na vacina plena (dose total) a dose é única e confere imunidade para toda a vida. O risco potencial de contrair a febre amarela ocorre para as pessoas que frequentam regiões de matas, rurais, silvestres ou ribeirinhas de regiões com circulação viral.

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa e nem entre animais (macacos) e pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Ocorre com maior frequência nos meses de dezembro a maio. Na estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos transmissores, a circulação do vírus pode aumentar.

As pessoas devem ser vacinadas pelo menos 10 dias antes de se deslocarem para áreas de risco de transmissão. Esse é o tempo mínimo necessário para a vacina fazer o efeito desejado. Antes dos 10 dias, recomenda-se evitar frequentar áreas de risco ou fazer uso de repelentes.

Segundo o ministério da saúde todas as pessoas a partir de 2 anos de idade sem comprovação de vacinação, inclusive idosos e indígenas. A vacina é contra indicada para crianças menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas em tratamento contra o câncer ou portadoras de doenças autoimunes.

Para agendar a aplicação da dose ou para obter mais informações, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O telefone da Secretaria de Saúde para dúvidas e esclarecimentos é o 3824 1409.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia