Audiência Pública inicia atualização do Plano Diretor de Turismo

Turismo e Cultura - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020


Audiência Pública inicia atualização do Plano Diretor de Turismo

Após quase quatro horas de debate os cerca de trinta participantes da Audiência Pública realizaram grandes avanços no debate para atualizar o Plano Diretor de turismo. A reunião aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 2, no Centro Cultural Umuarama. Organizada pela Secretaria de Turismo, a audiência é parte importante do processo de atualização da Lei que dá as diretrizes para o desenvolvimento do turismo em Águas de Lindoia e que precisa ser atualizada a cada três anos. 

Foram definidos os segmentos de turismo nos quais o município deve focar nos próximos anos. Das 11 opções possíveis, as três mais votadas, pela ordem, foram o Turismo de Saúde, que trabalha as questões relativas ao Termalismo como atrativo turístico; o Turismo de Negócios e Eventos, ligado a atração de convenções e eventos culturais ou empresariais; e o Ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista. 

Os participantes também começaram a definir as prioridades de ações em 13 eixos temáticos: Infraestrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento (Pesquisa), Economia, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. 

Como a audiência se alongou além do planejado devido aos debates, uma continuidade foi convocada para a próxima terça-feira, dia 8, às 18h30 no Centro Umuarama. A expectativa é de que a revisão seja concluída e que o projeto possa ser encaminhado ao Legislativo para apreciação, antes de ser sancionado pelo Prefeito. 

O que é 

O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta que estabelece diretrizes para investimentos e ações do Poder Público para o desenvolvimento do setor. O Plano é construído com base em pesquisas de demanda, no inventário da oferta turística, em estudos técnicos do ambiente atual e previsões futuras, onde são estabelecidas as Políticas Municipais para o Turismo. 

O Plano traz, também, um diagnóstico atual do segmento econômico e traça prognósticos para o futuro, sugerindo programas e projetos sustentáveis para o avanço da atividade e gerando emprego e renda para a população lindoiense. Na audiência a equipe técnica contratada para assessorar no processo de revisão irá analisar os principais pontos do plano e as considerações e sugestões da população serão discutidas para a atualização do documento. 

O documento deve ser ainda ser aprovado pela Câmara Municipal. “A atualização Plano Diretor de Turismo é fundamental para construirmos uma política que seja constante. A participação da população, dos empresários e de lideranças nesta revisão do plano é fundamental para mantermos um caminho sólido na recuperação do turismo no pós-pandemia”, afirmou o secretário de turismo, Lauro Franco.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia