Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 18 De Fevereiro De 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura reduz fila de espera por consultas em 80% em dois anos

Espera por exames também caíram 78%. Número poderia ser ainda menor se não fossem faltas injustificadas – 1 em cada 5 pacientes não aparecem nos exames e consultadas marcados


Um balanço da Secretaria de Saúde mostrou uma queda de 80% na fila de espera por consultas em especialidades médicas e de 78% para exames em Águas de Lindoia desde janeiro de 2017. Os números são resultado do investimento da secretaria para agilizar o atendimento de quem aguardava na fila do sistema de saúde do município.

Dentro do campo das consultas com especialistas médicos havia 2.641 pessoas aguardando atendimento em janeiro de 2017. Com a reorganização do sistema de saúde e a ampliação dos serviços para mais unidades de atendimento, como o AME de Amparo, hoje pouco mais de 500 pessoas aguardam encaminhamento. Três especialidades já estão sem fila de espera: médico vascular, gastroenterologia e pequenas cirurgias. A maior demanda do município continua sendo oftalmologia, onde o número caiu de 999 consultas em 2017 para 455 – queda de mais de 50% na fila.

Já no caso dos exames, 3.147 pedidos aguardavam na fila no primeiro dia de 2017. Agora, restam 670. Não há mais filas para exames de raios-x (havia 463 pedidos pendentes em 2017), exames de nasofisioscopia e de audiometria. Houve quedas significativas na lista de espera por Ultrassonografia (de 1650 para 559), Endoscopia (de 195 para 10) e de Ecocardiograma (de 590 para 64).

“Diante da grande fila de espera priorizamos o aumento no número de consultas e exames para solucionar esta questão. Hoje, o maior problema não é nem o número de consultas e exames, mas sim as faltas injustificadas. Um em cada cinco pacientes não aparece nos dias marcados para consultas e exames”, afirma o diretor de saúde responsável pelo levantamento, Wander de Mira.

Para se ter uma ideia, nos exames de ecocardiograma houve 38 faltas só no ano passado. Isso equivale a mais da metade do número de exames que ainda aguardam na fila. “Se a desistência ou impossibilidade de comparecer ao exame fosse informada, a secretaria chamaria o próximo da fila e reagendaria o exame para aquele paciente que não poder vir. Como a maioria não avisa, o serviço acaba não sendo prestado”, argumenta o especialista.

Só no Conisca foram registrados mais de 1,1 mil faltas a consultas em 2018, quase a metade do total de exames que ainda precisam ser realizados. No caso dos procedimentos agendados no AME, a secretaria de saúde registrou 762 faltas. “Seriam mais 762 pacientes que poderiam ter sido atendidos caso aqueles que tivessem agendados ligassem para avisar que não poderiam ir”, completou a secretária.

Como não informam com antecedência, os pacientes que faltam a consultas e exames agendados acabam por serem prejudicados. Isso por que com a ausência é necessário recomeçar o pedido junto aos centros médicos onde os procedimentos são realizados e o usuário acaba indo para o fim da fila.

 

Exames prontos

 

Outro problema identificado neste tipo de procedimento é que os pacientes realizam os exames, mas não retornam para retirar o resultado e não voltam para os retornos. “Quando o paciente está com dor ou passando mal, ele passa em consulta e faz o exame, mas depois acaba se sentindo melhor e não volta para saber do resultado e também não faz o retorno ao médico”, explicou a secretária.

Nestes casos, os exames vão para a unidade de saúde do município em que o paciente passou por consulta ou para a Secretaria de Saúde. O paciente é informado do prazo para a chegada e retirada do resultado do exame. Após 30 dias, caso não apareça, o exame é encaminhado para ser anexado ao prontuário do paciente na unidade de origem.

 

Medidas

 

A secretaria de saúde está tomando providências para reduzir as faltas. Uma campanha nas unidades e nas redes sociais está alertando as pessoas sobre a importância de informar sobre a falta com antecedência. “No momento em que o paciente informa que não poderá ir ao exame é feito um novo agendamento e o próximo da fila de espera é chamado. Ninguém fica sem atendimento e agilizamos a situação de quem está aguardando”, explica a secretária de saúde, que acrescenta: “O paciente que não reagenda acaba com o seu pedido por consulta ou exames sendo refeito junto aos hospitais e ambulatórios da região, o que leva esta pessoa para o fim da fila de espera, atrasando o seu diagnóstico”.

Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos os pacientes e usuários do sistema de saúde podem procurar a Secretaria (Rua Colômbia, 111 – Centro) ou ligar para o telefone 3824 1409.

802 Visualizações

Notícias relacionadas

437

.

30 de Abril de 2025

Saúde

.

Nesta sexta-feira, nosso município recebeu o médico cardiologista Dr. Amauri Amaral,

.

integrante do Programa Rede Infarto!

.
.
Continuar lendo
.

428

.

20 de Março de 2025

Saúde

.

Promovendo Saúde nas Escolas de Águas de Lindóia

.

Dra. Marília e Dra. Isabela conscientizam crianças da Escola Mirela sobre prevenção e cuidados diários com os dentes.

.
.
Continuar lendo
.

427

.

20 de Março de 2025

Saúde

.

Atendimento Odontológico Domiciliar para Pacientes com Mobilidade Reduzida

.

Secretaria de Saúde de Águas de Lindóia garante acesso a cuidados bucais com consultório portátil para pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção.

.
.
Continuar lendo
.

413

.

17 de Março de 2025

Saúde

.

Atendimento Odontológico Hospitalar: Cuidado e Dedicação à Saúde Bucal

.

Secretaria de Saúde realiza atendimento especializado em parceria com o Hospital São Camilo

.
.
Continuar lendo
.

419

.

27 de Fevereiro de 2025

Saúde

.

Participação na 8ª Campanha Regional de Combate à Dengue

.

Ação de Retirada de Lixo e Inservíveis no Bosque Zequinha de Abreu

.
.
Continuar lendo
.

1122

.

11 de Fevereiro de 2025

Saúde

.

SAMU 192 Regional Bragança Inicia Atendimento em Águas de Lindóia

.

Serviço de urgência e emergência pré-hospitalar disponível 24h por dia, 07 dias por semana

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.

Junho2025

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
'20
'21
'22
'23
'24
'25
'26
'27
'28
'29
'30

DOM

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

QUI
19

até

DOM
22

E.B.A.A ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

.

Início:

19 de junho de 2025 às 09:20:00


Fim:

22 de junho de 2025 às 21:20:00


Maior evento de carros antigos da América Latina, celebrando sua décima edição. Com mais de mil carros expostos e 700 veículos vendidos, o evento é uma referência para colecionadores e apreciadores.

QUI
19

até

DOM
22

FESTA JUNINA

.

Início:

19 de junho de 2025 às 09:20:00


Fim:

22 de junho de 2025 às 21:20:00


Celebração popular brasileira com comidas e bebidas típicas, quadrilhas e apresentações das escolas municipais. As festividades acontecem na Praça Adhemar de Barros e incluem brincadeiras tradicionais como correio elegante e pau de sebo.

.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.