Esportes e Recreação - Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

Delegação lindoiense termina sua participação nos 61º Jogos Regionais

Destaque para a equipe de Ginástica Rítmica que terminou a competição na 4ª colocação

A delegação lindoiense terminou sua participação na 61ª edição dos Jogos Regionais que estão sendo disputados em Americana (SP). Com o objetivo de valorizar os atletas lindoienses e formar categorias de base para o esporte local, a delegação neste ano contou apenas com atletas de Águas de Lindoia, ao contrario de anos anteriores onde a delegação chegou a ser composta por 82% de atletas de outras cidades. Nesta edição 14 atletas representaram o município, disputando três modalidades: Tênis, Ciclismo e Ginástica Rítmica.

As competições na Ginástica Rítmica terminaram na quinta-feira, dia 20. A equipe formada pelas atletas Amanda Vicente Preto, Ana Luiza Marques, Beatriz Cristine da Silva, Brenda Vitória Nascimento Silva, Estela Pedroso Castro, Larissa Godoi de Souza e Maria Eduarda Nascimento Silva, coordenadas pela técnica Elizabeth de Lima Mastre, terminou a competição com a 4ª colocação no geral do Conjunto, disputando a competição contra cidades de grande porte e tradição. No individual, a atleta Maria Eduarda Silva terminou na 4ª colocação (Maças). Estela Castro ficou em 4º lugar na fita e na 6ª colocação nas Mãos Livre.

No ciclismo, destaque para Bruno Franco. O desempenho do atleta na competição de resistência deixou a cidade na 22ª colocação, enquanto nas provas de velocidade a cidade finalizou na 23ª colocação. Cidades com tradição na modalidade, Rio Claro foi a campeã, enquanto Indaiatuba fechou na segunda colocação no geral dos dois estilos.

No tênis a equipe perdeu logo no primeiro confronto para a cidade de Aguaí, por 2 sets a 0, e foi eliminada. Disputada no sistema de revezamento, onde cada atleta joga um set, a equipe lindoiense foi representada por André Mendes e José Ricardo Gigli na partida. Marlon Martins e Paulo José Ramalho acabaram não disputando jogos na competição.

Valorizar atletas locais

Para o secretário de esportes os Jogos Regionais servirão como estímulo para que mais lindoienses pratiquem esportes e se interessem pela competição. Ele afirma que a falta de investimento nas categorias de base enfraqueceu o esporte da cidade. “Nossa estratégia é totalmente diferente daquilo que existia até então. Até o ano passado a prefeitura pagava para atletas de outras cidades participarem dos jogos representando nossa cidade e isso não trouxe nenhum benefício para o esporte lindoiense. A maior parte do dinheiro era usado para incentivar os atletas de outras cidades, não os daqui. E nós estamos mudando isso”, explica o secretário.

Segundo informações da secretaria referentes ao ano passado, dos 75 atletas que foram aos jogos, 61 não eram da cidade, o que corresponde a 82% do total. “A prefeitura pagava transporte, alimentação e estadia para atletas que não tinham ligação com o esporte local. Não havia uma preocupação em formar a base nas diversas modalidades. Agora queremos inverter este processo e vamos investir em quem é da cidade e compete por ela de fato”, afirmou.

Para isso, a secretaria está desenvolvendo o “Esporte Para Todos”. O programa já está formando categorias de base em várias modalidades, como no vôlei, tanto no masculino como também no feminino; e no futsal, onde há categorias de base do sub-6 ao sub-16 e que estão competindo no campeonato local durante as férias de julho.

No atletismo, a estratégia é realizar eventos e atrair adeptos. Nesta semana acontece na cidade o Night Run, uma prova de 5 quilômetros que deve reunir mais de 300 atletas que correrão pelas ruas da cidade. “São eventos como este que atraem as pessoas e estimulam a prática de esportes”, afirma.