Esportes e Recreação - Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares homenageia professor Sebastião Valente

Ginásio de Esportes ficou lotado para a solenidade que reuniu delegações e autoridades

O maior evento esportivo de Águas de Lindoia já começou. Mais de 1,3 mil alunos da cidade estão disputando as Olimpíadas Escolares em várias modalidades. A cerimônia de abertura dos jogos foi realizada na noite de segunda-feira, dia 8, no Ginásio de Esportes, com a presença do prefeito, do vice-prefeito, do Secretário de Esportes e do homenageado nesta edição, o professor Sebastião Valente. O ginásio ficou lotado para a solenidade.

Após a apresentação da equipe de ginástica rítmica da Secretaria de Esportes, as autoridades e delegações foram convidadas a entrar no ginásio. O aluno Guilherme Soriani de Amorim da Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani fez o juramento dos atletas e a diretora da Escola Municipal Comendador Pedro Facchini, Creuza Mazarin, representou as diretoras na solenidade.

Mas a noite foi especial para um dos maiores incentivadores do esporte de Águas de Lindoia. Após o revezamento dos alunos no carregamento da tocha olímpica até o Ginásio Municipal, o professor Sebastião Valente percorreu os últimos metros, acendendo a pira ao lado de um dos alunos. Em seguida, o professor recebeu das autoridades uma placa em gratidão pelos quase vinte anos em que lecionou no município. O professor foi muito aplaudido pelos presentes.

Os jogos

Os jogos começam logo às 8h da segunda-feira no Ginásio de Esportes. Alunos das escolas Dr. Francisco Tozzi (estadual), Dr. Vicente Rizzo (estadual), Luis Barbosa, Comendador Pedro Facchini, Dr. Geraldo Mantovani, Creusa Aparecida Mariano, Professor Ivan Galvão de França e do Colégio Anglo (particular), divididos em três categorias de idade, disputam os jogos em 10 modalidades.

Dentre as modalidades que estão sendo disputadas nas olimpíadas escolares estão o Atletismo (para alunos com até 11 anos e com duas provas – 70m rasos e o revezamento 4x70m), Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa, Pique-bandeira, Queimada, Damas e Xadrez, sendo que estas quatro últimas acontecem em disputas mistas. As demais são disputadas tanto no feminino quanto no masculino.

As modalidades disputadas em quadras terão seus jogos sediados no Ginásio, enquanto a dama e xadrez acontecem na Biblioteca Municipal; o tênis de mesa, queimada e pique bandeira na E. E. Dr. Francisco Tozzi; e o atletismo na Praça Philomena Pulino Tozzi.

A premiação está prevista para acontecer em solenidade com data e horário ainda a serem definidos pela organização.