Assistência Social - Quarta-feira, 13 de Março de 2024

Programa Dignidade Menstrual oferece absorventes gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social

Quem tem direito ao benefício pode retirar os absorventes em uma das quatro farmácias credenciadas em Águas de Lindoia

O Programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal para promover a saúde de quem menstrua, já está disponível em Águas de Lindoia. Por meio do Programa é possível retirar absorventes higiênicos gratuitamente em um dos estabelecimentos credenciados no Programa Farmácia Popular.  Pessoas com idade entre 10 a 49 anos, inscritas no Cadastro Único, que tenham renda mensal de até R$ 218,00, estudantes de baixa renda ou pessoas em situação de rua podem receber o benefício.

Para se cadastrar no programa é preciso ter ou criar um cadastro no portal “gov.br”, acessar o aplicativo “Meu SUS Digital”, em seguida acessar o Programa Dignidade Menstrual e clicar no campo “Emitir Autorização”. Se a pessoa tiver direito ao benefício, o programa emite automaticamente uma autorização para ser impressa ou salva no celular e apresentada em uma das farmácias credenciadas.

Em Águas de Lindoia, as farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular, autorizadas a entregar os absorventes são a Farmácia Thermal e Drogaria Ultra, localizadas no Centro da cidade; a Drogaria Popular, no Bairro Bela Vista e a Drogaria Total, nas Casas Populares. Os absorventes serão entregues mediante apresentação da autorização impressa ou em formato digital e de documento oficial com o número do CPF.

Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal e a autorização tem prazo de validade de 180 dias, devendo ser renovada após esse período.

Pessoas que tiverem dificuldades em acessar o programa podem se dirigir ao CRAS, à Rua Gregório Franco de Souza, s/nº nas Casas Populares. Mais informações, pelo telefone/ whats app 19-38245208.

Programa Dignidade Menstrual: é uma iniciativa do Governo Federal para promover a saúde de quem menstrua e dar oportunidades para que acessem espaços e outros direitos sem restrições. Dessa forma, o programa também promove equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos.

As estratégias do programa incluem qualificação e formação de agentes públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos. Além disso, prevê ações de enfrentamento à desinformação e de conscientização sobre a menstruação enquanto fenômeno natural que deve ser acolhido e cuidado.

Esta ação está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: