Educação - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Alunos de escolas lindoienses farão 1000 tsurus para celebrar e pedir Paz

Projeto “Você e a Paz” mobiliza mais de três mil alunos das redes pública e particular de Águas de Lindoia. Evento ecumênico acontecerá no dia 24 de setembro e deve reunir mais de 5 mil pessoas na Praça Adhemar de Barros

Alunos da rede municipal de Águas de Lindoia estão produzindo 1050 tsurus – pássaro sagrado dos japoneses, símbolo de saúde e felicidade. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para um tema cada vez mais importante: a Paz. A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Grupo Amigos da Água e o Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia). Também apoiam o projeto o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), as Polícias Civil e Militar, e autarquias municipais como o Balneário Municipal e o Saae Ambiental.

O projeto “Você e a Paz” irá realizar um dia inteiro de atividades, incluindo um ato ecumênico, no dia 24 de setembro, a partir das 9h. Um sarau realizado em junho marcou o início das atividades. No total, mais de três mil alunos devem estar envolvidos no projeto, que também conta com a participação das escolas estaduais e particulares da cidade.

“Estamos mobilizando toda a sociedade, envolvendo a todos, desde o comércio, as empresas, os hotéis, entidades assistenciais e demais instituições públicas. Queremos que os lindoienses e toda a região participem desta iniciativa e cultivem a paz”, afirmou o secretário de educação.

Sete creches e escolas municipais estão produzindo os tsurus. O pássaro foi escolhido pela história da pequena Sadako, sobrevivente da explosão da bomba atômica de Hiroshima, em agosto de 194. Aos 12 anos de idade, ela foi diagnosticada com Leucemia e durante o tratamento ela começou a fazer 1000 origamis do tsuru, com o pedido de cura.

Diz a lenda japonesa que se uma pessoa fizer mil tsurus com a técnica do Origami e fizer um pedido, ele se tornará realidade. A pequena Sadako faleceu em 25 de outubro de 1955, tendo completado 964 tsurus. Amigos completaram a tarefa e arrecadaram recursos para construir um monumento à paz, onde todos os anos, no dia 6 de agosto – dia da explosão da bomba – uma cerimônia lembra as vítimas de Hiroshima. A secretaria quer enviar 50 tsurus produzidos pelos alunos para o Japão

“Nosso objetivo é estimular e levar o desejo de paz a todas as pessoas. Queremos que cada aluno entenda a importância desta cultura de paz e leve adiante. O Tsuru, associado ao desejo da paz, pode ter o poder de tornar este sonho realidade em nossa comunidade e espalhar este sentimento para ainda mais pessoas”, conta uma das coordenadoras do projeto nas escolas, Creusa Mazarim.

As atividades do projeto começaram em abril, quando um sarau foi realizado com o tema. Na ocasião, cerca de 200 pessoas participaram de um recital de poesias e apresentações de dança e música, todas tendo a paz como tema central.

Ato ecumênico

No dia 24, os organizadores pretendem realizar um dia repleto de atividades ligadas ao tema. Um ato ecumênico deve reunir líderes religiosos das igrejas católicas e evangélicas da cidade, bem como representantes da fé espírita e do Brahma Kumaris.

Também estão programadas apresentações de ballet, uma caminhada e a inauguração de um monumento à paz na Praça Adhemar de Barros.

A prefeitura também está redigindo um projeto de lei para ser enviado ao Legislativo lindoiense, com o objetivo de instituir o Dia Municipal da Paz, que deverá ser celebrado sempre no 4º domingo de setembro.

Neste dia também haverá ações voltadas à saúde – como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações às gestantes, por exemplo – atividades físicas, apresentações culturais e palestras. “A proposta é que o encerramento de todo este trabalho seja com ideais de não-violência e resgate da dignidade humana, com toda a comunidade tendo acesso a serviços, cultura e momentos de reflexão e paz”, concluiu a coordenadora.

1º Encontro Ecumênico “Você e a Paz”

Local: Praça Adhemar de Barros

Data: 24 de setembro, a partir das 9h

Entrada Franca