Educação - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Inauguração de monumento, capsula do tempo e apresentação de escolas marcam Dia Municipal da Paz

Um domingo repleto de emoção e de alegria, com o envolvimento de cerca de 1,5 mil pessoas. O Dia Municipal da Paz foi celebrado desta forma em Águas de Lindoia neste dia 24. Foram realizados eventos na Praça da Paz e no Centro Umuarama na programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Grupo Amigos da Água e o Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia).

Pela manhã, uma solenidade marcou a inauguração do monumento à paz na Praça da Paz. A obra representa o percurso de um rio que forma gotas de água que caem sobre a terra. Logo embaixo do monumento, uma “capsula do tempo” foi enterrada. Prevista para ser aberta em 24/09/2117, a capsula contém jornais impressos do dia, fotos da cidade, o protocolo do evento e a cópia da lei que criou a semana da paz.

Após a solenidade, uma caminhada levou os participantes até o Centro Umuarama, onde aconteceram apresentações de dança e prestação de serviços como aferição de pressão arterial, testes de hepatite, corte de cabelo e emissão de carteiras de trabalho. A ação teve a parceria do Rotary Club da cidade.

À tarde o público se encantou com as apresentações das escolas municipais Professor Ivan Galvão, Creusa Mariano, Luiz Barbosa, Comendador Pedro Facchini e Geraldo Mantovani, do Centro Educacional de Arte e Cultura (Ceac) além da Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi.

Com muita música, dança, poesia e interpretações diversas, os cerca de 400 alunos que foram ao palco transmitiram mensagens de paz e harmonia para todos os presentes. Importantes lideranças religiosas prestigiaram o evento e deixaram uma mensagem a todos os presentes: Padre Cândido Eduardo da Costa (Igreja Católica); o Pr. Fábio Rossi (Igreja Amor e Vida); Ruth Zenebre (Comunidade Espírita); e Luciana Ferraz (Brahma Kumaris).

O prefeito, o vice prefeito e o secretário de educação Edson Shibuta apresentaram um envelope contendo 50 Tsurus – pássaros de origami que simbolizam a paz e que foram feitos pelos alunos da rede municipal de ensino. Os origamis serão enviados para o Japão, onde deverão ser depositados no Memorial da Paz de Hiroshima.

Sete creches e escolas municipais produziram os tsurus. O pássaro foi escolhido como tema do Dia Municipal da Paz devido a história da pequena Sadako, sobrevivente da explosão da bomba atômica de Hiroshima, em agosto de 1945. Aos 12 anos de idade, ela foi diagnosticada com Leucemia e durante o tratamento ela começou a fazer 1000 origamis do tsuru, com o pedido de cura.

Diz a lenda japonesa que se uma pessoa fizer mil tsurus com a técnica do Origami e fizer um pedido, ele se tornará realidade. A pequena Sadako faleceu em 25 de outubro de 1955, tendo completado cerca de 600 tsurus. Amigos completaram a tarefa e arrecadaram recursos para construir um monumento à paz, onde todos os anos, no dia 6 de agosto – dia da explosão da bomba – uma cerimônia lembra as vítimas de Hiroshima.

“Foi um dia memorável para Águas de Lindoia. Que possamos trabalhar pela paz e pela harmonia e oferecer este exemplo para o mundo. Foi um belíssimo trabalho realizado pelas nossas crianças e jovens, pelos professores e por todos os educadores da rede municipal e estadual de ensino. Estão todos de parabéns!”, afirmou o prefeito ao final das apresentações.