Educação - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Secretaria de Educação anuncia que fila de espera por vaga em creche em Águas de Lindoia foi zerada

Nesta semana a Secretaria de Educação informou que com a criação de 260 novas vagas em creche no município, a fila de espera para admissão de novas crianças na Educação Infantil em Águas de Lindoia foi zerada. No início de 2017 existam mais de duzentas crianças com idades entre quatro meses e cinco anos de idade na fila. O prefeito esteve reunido nesta semana com a Secretária de Educação para avaliar o resultado das ações realizadas desde o início da atual administração.

“Este era um grave problema que há muito tempo preocupava e gerava sérios problemas para os pais que precisavam deixar seus filhos na creche para poder trabalhar e garantir o sustento das famílias. Com as ações que levamos adiante desde quando assumimos a administração, conseguimos reverter este quadro e garantir a todas estas crianças o acesso à Educação Infantil de qualidade”, comemorou o prefeito.

A lista de espera sempre foi publicada na Secretaria de Educação. Até o ano passado constavam muitos nomes de alunos que aguardavam vaga há mais de um ano. Hoje constam apenas os nomes daqueles que aguardam a conclusão do processo de documentação ou que aguardam completar os quatro meses de vida – idade mínima para uma criança entrar na creche em todo o país.

Várias ações foram realizadas pela prefeitura para alcançar este objetivo. Além de um estudo completo em toda a área da Educação Infantil, a prefeitura reformou e ampliou prédios que acolhem diariamente mais de 800 crianças. Foram investidos mais de R$ 1 milhão para criar 11 novas salas de aulas.

Na creche Santa Inês, na Vila Beatriz, além de duas novas salas, foi construído um fraldário e foi reformada a cozinha, o refeitório, a rede de coleta de água pluvial e cobertura de uma área externa. Na EMEI José Alves de Moraes, no bairro Bela Vista, foram construídas de quatro novas salas e a reforma de banheiros e do refeitório.

Na EMEI Mirela de Godoy Soares, no centro, foram construídas três novas salas, enquanto na EMEI Vovó Lili, nos Francos, duas novas salas de aula já estão funcionando. No prédio também foi reformada a cozinha. Na EMEI Lydia Rango D´Aragona, que fica no bairro Bela Vista, o refeitório foi ampliado e operários realizaram a revisão de instalações hidráulicas.

No ano passado a prefeitura inaugurou a creche-escola Paulino Formágio, nas Casas Populares. A nova unidade tem capacidade de atender a 70 crianças e foi importante dentro da estratégia da prefeitura para conseguir zerar a fila de espera.

Embora as inaugurações oficiais ainda não tenham acontecido, as obras já foram concluídas e as unidades reformadas estão funcionando normalmente. A prioridade da administração municipal foi acolher as crianças e acabar com a espera dos pais. As solenidades de inauguração ainda não têm data marcada, mas devem acontecer nas próximas semanas.