Águas de Lindóia, Sábado, 07 de Dezembro de 2019 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Gabinete do Prefeito - Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019

Prefeitura promove audiência pública para debater criação de Plano de Mobilidade Urbana para Águas de Lindoia

Promover o desenvolvimento sustentável, melhorar a acessibilidade e desenvolver a infraestrutura para circulação e locomoção de lindoienses e turistas em Águas de Lindoia. É com este objetivo que a Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade São Francisco e o Consórcio do Circuito das Águas Paulista pretende realizar uma audiência pública para debater e formatar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, prevista para acontecer no dia 31 de outubro, a partir das 15h, na Câmara Municipal.

A ação envolve três secretarias municipais: de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana; de Turismo, Cultura e Lazer; e de Obras e Serviços Públicos. Os alunos da universidade realizarão uma série de visitas técnicas para obter um diagnóstico da situação atual em relação à Mobilidade Urbana. Em seguida, será realizado um estudo com sugestões para planejar e organizar a locomoção de pessoas e veículos motorizados ou não motorizados.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana será realizado em etapas denominadas de Produtos 1, 2, 3 e 4, que constituem as diretrizes do Ministério das Cidades. Este documento fará com que o município esteja apto a receber recursos federais, destinados à investimentos em Mobilidade Urbana.

No Produto 1 será apresentada a proposta de elaboração Plano Municipal e a criação de um Grupo de Trabalho Local. Este Grupo deve ser composto por representantes da administração municipal, representantes da Universidade São Francisco e representantes da população. Todos poderão contribuir na discussão das estratégias para influenciar mudanças na Mobilidade Urbana do município.

Em seguida, será realizado o Produto 2, referente a elaboração de um diagnóstico da situação atual do município, apontando os possíveis problemas envolvendo o tema de Mobilidade Urbana. Temas como transporte público, ciclovias, faixas de pedestres elevadas, zona azul, carona solidária devem ser analisados pela equipe.

Já no produto 3 o grupo trabalha um prognóstico, contendo propostas para os problemas encontrado. Esta fase irá subsidiar o Produto 4, onde serão redigidas as iniciativas que serão elaboradas, contemplando as propostas necessárias para atender as necessidades encontradas e as possíveis medidas corretivas para o processo de elaboração do Plano.