Gabinete do Prefeito - Terça-feira, 03 de Setembro de 2019

Projeto pretende viabilizar mais R$ 6 milhões em investimentos na área de infraestrutura para Águas de Lindoia

O prefeito Gil Helou encaminhou  ao legislativo um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a captar até R$ 10 milhões em crédito junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Embora permita um valor maior, o objetivo da prefeitura é captar apenas 60% deste valor para investimentos em pavimentação e recapeamento asfáltico em vários bairros do município, bem como para mais uma fase do projeto de renovação da frota de veículos à serviço da população lindoiense.

“Nossa meta é asfaltar várias ruas que ainda não possuem pavimentação e recapear várias outras que estão há tempos necessitando dessa manutenção. Agora que temos nossas contas totalmente saneadas, existe crédito disponível para este investimento a um custo muito baixo. É uma forma inteligente de investirmos sem precisar abrir mão de realizar outros serviços importantes e comprometer o futuro do município tirando recursos de outras áreas”, explicou o prefeito.

Antes de poder aderir ao crédito, uma análise prévia foi realizada pela Secretaria de Fazenda. O crédito tem uma taxa de juros de cerca de 5% ao ano e pode ser pago em até 10 anos. Para poder confirmar o crédito é preciso a aprovação dos vereadores. Em seguida, o projeto é sancionado e a Secretaria de Fazenda pode dar andamento aos trâmites para contratação.

Com os recursos a prefeitura pretende realizar obras de asfaltamento e recapeamento em pelo menos 13 bairros da cidade, além de construir um novo prédio para abrigar uma unidade do Ganha Tempo do Detran e adquirir caminhões e veículos leves.

O que é o Finisa

O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela CAIXA em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia. Nas operações de financiamento em saneamento e infraestrutura, a CAIXA monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras.