Educação - Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021

Estudantes do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino poderão retornar às aulas presenciais em Águas de Lindoia

Participação em sala de aula não é obrigatória e sistema de aulas online continuará sendo realizado. Secretaria de Educação distribuiu kits de higiene e prevenção ao Covid-19 para todas as escolas e salas de aulas. Mais de 3 mil litros de álcool em gel já

A Secretaria de Educação de Águas de Lindoia está terminando os preparativos para o retorno às aulas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental do município. Para eles, as aulas presenciais recomeçam no próximo dia 8 de fevereiro. Como existe a limitação da capacidade das salas de aulas e a presença ainda não será obrigatória devido a Pandemia, a secretaria também continuará com as aulas pelo sistema online, nos mesmos moldes de 2020. Nas escolas, todos os protocolos de saúde serão seguidos, desde o transporte escolar até a saída dos alunos.

Cada escola irá informar os pais e responsáveis sobre como será realizado o sistema de rodízio em sala de aula. A cada semana apenas 35% dos alunos em cada sala poderá estar presente, ficando a participação a critério dos pais e responsáveis. Para os alunos que não estarão presentes, os pais e responsáveis deverão retirar na secretaria das escolas as atividades programadas para a semana. A equipe de professores irá acompanhar o andamento dos alunos.

Até março a Secretaria irá realizar três horas diárias de atividades em sala de aula. Pela manhã o horário será das 8h às 11h e no período da tarde os alunos estudarão das 13h às 16h. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) será realizado das 19h às 21h. Não haverá atividades em período integral neste reinício. A Secretaria de Educação também continua avaliando como serão retomadas as aulas nas Creches e na Educação Infantil, tendo em vista a grande quantidade de servidores públicos que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19.

A secretaria está entregando para todas as escolas municipais kits contendo termômetros, máscaras, escudos faciais, álcool em gel, sabonete líquido, tapetes sanitários, luvas descartáveis, totens para higienização das mãos e materiais de limpeza como água sanitária, desinfetante e limpador multiuso. Ao todo são mais de 3 mil litros de álcool em gel foram disponibilizados às unidades escolares.

Como será

Os alunos e os profissionais da educação deverão obedecer a todos os protocolos de saúde estabelecidos. Além da limitação na quantidade de alunos por sala, no interior todos deverão respeitar o distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório e os alunos deverão utilizá-las desde a hora em que saírem de suas casas.

Na entrada, além dos totens com dispensadores de álcool em gel, os alunos terão suas temperaturas aferidas. Pais e responsáveis não devem encaminhar os estudantes que tenham qualquer sintoma de gripe. O acesso à escola será restrito aos alunos com aula presencial e aos trabalhadores, sendo que pais e responsáveis devem agendar horário para tratar de assuntos na secretaria.

Caso um aluno apresente qualquer sintoma durante a aula, os pais serão imediatamente informados e a criança será liberada. Os demais alunos em aula ficarão em observação. Sempre que esta situação ocorrer, a Secretaria de Saúde será informada para acompanhamento dos casos e prestar a devida orientação.

Outro ponto importante será a merenda escolar, que será fornecida aos alunos presenciais ainda sem manipulação, com cardápio preparado por nutricionista. Os kits de merenda continuarão sendo entregues às famílias cadastradas durante o mês de fevereiro.

A orientação é para que cada criança leve sua própria garrafa de água e com o material completo, pois será proibida a troca de qualquer tipo de objeto em sala de aula.

Expectativa

O retorno das aulas presenciais foi debatido e planejado durante meses pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, sempre com a anuência do Conselho Municipal de Educação.

Para a secretária de Educação, Edileia Simoneti Diani, a colaboração da sociedade será importante para que os alunos possam retomar as atividades presenciais com segurança. “Passamos os últimos meses empenhados neste retorno às aulas, sempre com o objetivo de oferecer toda a segurança para nossos estudantes. Sabemos dos desafios e do quanto o momento é complicado, mas esta retomada é importante para o futuro deles. Contamos com o apoio e colaboração das famílias lindoienses e vamos agir sempre com muito profissionalismo e transparência. Se todos seguirem as recomendações e os protocolos, não apenas nas escolas, mas no dia-a-dia, vamos conseguir vencer esta Pandemia e garantir o futuro das nossas crianças”, concluiu a secretária.