.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Estudantes do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino poderão retornar às aulas presenciais em Águas de Lindoia

Participação em sala de aula não é obrigatória e sistema de aulas online continuará sendo realizado. Secretaria de Educação distribuiu kits de higiene e prevenção ao Covid-19 para todas as escolas e salas de aulas. Mais de 3 mil litros de álcool em gel já


Estudantes do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino poderão retornar às aulas presenciais em Águas de Lindoia

A Secretaria de Educação de Águas de Lindoia está terminando os preparativos para o retorno às aulas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental do município. Para eles, as aulas presenciais recomeçam no próximo dia 8 de fevereiro. Como existe a limitação da capacidade das salas de aulas e a presença ainda não será obrigatória devido a Pandemia, a secretaria também continuará com as aulas pelo sistema online, nos mesmos moldes de 2020. Nas escolas, todos os protocolos de saúde serão seguidos, desde o transporte escolar até a saída dos alunos.

Cada escola irá informar os pais e responsáveis sobre como será realizado o sistema de rodízio em sala de aula. A cada semana apenas 35% dos alunos em cada sala poderá estar presente, ficando a participação a critério dos pais e responsáveis. Para os alunos que não estarão presentes, os pais e responsáveis deverão retirar na secretaria das escolas as atividades programadas para a semana. A equipe de professores irá acompanhar o andamento dos alunos.

Até março a Secretaria irá realizar três horas diárias de atividades em sala de aula. Pela manhã o horário será das 8h às 11h e no período da tarde os alunos estudarão das 13h às 16h. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) será realizado das 19h às 21h. Não haverá atividades em período integral neste reinício. A Secretaria de Educação também continua avaliando como serão retomadas as aulas nas Creches e na Educação Infantil, tendo em vista a grande quantidade de servidores públicos que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19.

A secretaria está entregando para todas as escolas municipais kits contendo termômetros, máscaras, escudos faciais, álcool em gel, sabonete líquido, tapetes sanitários, luvas descartáveis, totens para higienização das mãos e materiais de limpeza como água sanitária, desinfetante e limpador multiuso. Ao todo são mais de 3 mil litros de álcool em gel foram disponibilizados às unidades escolares.

Como será

Os alunos e os profissionais da educação deverão obedecer a todos os protocolos de saúde estabelecidos. Além da limitação na quantidade de alunos por sala, no interior todos deverão respeitar o distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório e os alunos deverão utilizá-las desde a hora em que saírem de suas casas.

Na entrada, além dos totens com dispensadores de álcool em gel, os alunos terão suas temperaturas aferidas. Pais e responsáveis não devem encaminhar os estudantes que tenham qualquer sintoma de gripe. O acesso à escola será restrito aos alunos com aula presencial e aos trabalhadores, sendo que pais e responsáveis devem agendar horário para tratar de assuntos na secretaria.

Caso um aluno apresente qualquer sintoma durante a aula, os pais serão imediatamente informados e a criança será liberada. Os demais alunos em aula ficarão em observação. Sempre que esta situação ocorrer, a Secretaria de Saúde será informada para acompanhamento dos casos e prestar a devida orientação.

Outro ponto importante será a merenda escolar, que será fornecida aos alunos presenciais ainda sem manipulação, com cardápio preparado por nutricionista. Os kits de merenda continuarão sendo entregues às famílias cadastradas durante o mês de fevereiro.

A orientação é para que cada criança leve sua própria garrafa de água e com o material completo, pois será proibida a troca de qualquer tipo de objeto em sala de aula.

Expectativa

O retorno das aulas presenciais foi debatido e planejado durante meses pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, sempre com a anuência do Conselho Municipal de Educação.

Para a secretária de Educação, Edileia Simoneti Diani, a colaboração da sociedade será importante para que os alunos possam retomar as atividades presenciais com segurança. “Passamos os últimos meses empenhados neste retorno às aulas, sempre com o objetivo de oferecer toda a segurança para nossos estudantes. Sabemos dos desafios e do quanto o momento é complicado, mas esta retomada é importante para o futuro deles. Contamos com o apoio e colaboração das famílias lindoienses e vamos agir sempre com muito profissionalismo e transparência. Se todos seguirem as recomendações e os protocolos, não apenas nas escolas, mas no dia-a-dia, vamos conseguir vencer esta Pandemia e garantir o futuro das nossas crianças”, concluiu a secretária.

809 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.