Educação - Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021

Escolas de Águas de Lindoia registram presença de menos da metade dos alunos esperados para o primeiro dia de aula

A Secretaria de Educação estima que menos da metade dos alunos do ensino fundamental da rede municipal que estavam programados para participar do primeiro dia de aulas presenciais compareceram às cinco escolas lindoienses. Isso corresponde a cerca de 15% do total de alunos matriculados nas escolas municipais. Nesta segunda-feira, dia 8, cerca de 300 alunos compareceram às aulas. Devido a Pandemia, as medidas de controle limitam a presença nesta primeira fase em até 35% do total de alunos matriculados, sendo que a presença não é obrigatória. Para aqueles que não comparecerem, as atividades serão disponibilizadas e o acompanhamento será feito pela internet, no mesmo sistema do ano passado.

Nas escolas, todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos, desde o transporte escolar até a saída dos alunos. Funcionários devem utilizar máscaras e o escudo facial de proteção (face shield). Dispensadores de álcool em gel foram colocados em vários pontos das unidades escolares para facilitar o uso e nas salas de aula os professores têm que respeitar a distância em sala de aula e as carteiras que não podem ser utilizadas são devidamente identificadas para manter o distanciamento social dentro da sala. Até mesmo no refeitório os lugares são demarcados. Alunos são recebidos na entrada da unidade escolar e têm as suas temperaturas aferidas, devendo permanecer de máscara durante toda a permanência na escola.

Até março a Secretaria irá realizar três horas diárias de atividades em sala de aula. Pela manhã o horário será das 8h às 11h e no período da tarde os alunos estudarão das 13h às 16h. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) será realizado das 19h às 21h. Não haverá atividades em período integral neste reinício.

A Secretaria de Educação continua avaliando como serão retomadas as aulas nas Creches e na Educação Infantil.

Preparação

Os alunos e os profissionais da educação devem obedecer a todos os protocolos de saúde estabelecidos.

Caso um aluno apresente qualquer sintoma durante a aula, os pais serão imediatamente informados e a criança será liberada. Os demais alunos em aula ficarão em observação. Sempre que esta situação ocorrer, a Secretaria de Saúde será informada para acompanhamento dos casos e prestar a devida orientação.

Outro ponto importante será a merenda escolar, que será fornecida aos alunos presenciais ainda sem manipulação, com cardápio preparado por nutricionista. Os kits de merenda continuarão sendo entregues às famílias cadastradas durante o mês de fevereiro.

A orientação é para que cada criança leve sua própria garrafa de água e com o material completo, pois será proibida a troca de qualquer tipo de objeto em sala de aula.