.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 22 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vacinação de Rotina contra a Raiva para cães e gatos terá agendamento online

Link pode ser acessado no site da prefeitura


Vacinação de Rotina contra a Raiva para cães e gatos terá agendamento online

A Secretaria Municipal de Saúde de Águas de Lindoia aprimorou a forma de agendamento da vacinação de rotina antirrábica para cães e gatos de moradores de Águas de Lindoia. Agora será possível inscrever quantos animais desejar utilizando o link do formulário google disponível tanto no site oficial (www.aguasdelindoia.sp.gov.br) como no perfil do Facebook da Prefeitura (facebook.com/prefeituradeaguasdelindoia). A inscrição poderá ser feita por celular ou computador, bastando o aparelho estar conectado à internet. É necessário preencher um formulário individual para cada animal. 

A medida tem por objetivo evitar o desperdício de doses da vacina, que é fornecida mensalmente, mas em quantidade controlada pelo Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva. O Ministério da Saúde distribui atualmente a vacina em frascos com 25 doses e, depois de aberto o frasco, as doses podem ser aplicadas por no máximo três dias, devendo ser desprezadas após este prazo de validade, conforme a bula.

Nos últimos meses o número de animais agendados caiu consideravelmente, apesar da oferta de vacinas. Muitas pessoas que agendam faltam no dia sem justificativa. Para evitar o desperdício de vacinas, a partir de agora a Saúde abrirá o posto fixo para vacinação somente depois que houver um número mínimo de 25 animais agendados. A equipe fará contato com os donos dos animais assim que essa cota animais agendados para determinado posto for atingida. O contato será feito pelo WhatsApp da Saúde e a pessoa deverá confirmar, também por WhatsApp, a disponibilidade para a data que for liberada.

Quando maior for o interesse dos tutores e vacinar seus animais, ou seja, quando maior for o número de agendamentos, maior será a frequência de vacinação. A Saúde está preparada para abrir os postos fixos e vacinar os cães e gatos contra a Raiva todos os sábados, de janeiro a dezembro de cada ano. A vacinação continuará a será realizada sempre aos sábados, entre as 9h e 11h30.

No sábado dia de vacinação, o tutor do animal deverá apresentar obrigatoriamente um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Caso o comprovante não estiver no nome do tutor do animal, deverá ser acompanhado de declaração assinada pela pessoa cujo nome consta no comprovante, afirmando que o tutor reside no endereço cadastrado. Na falta desses documentos, a vacina não será administrada. 

A vacina é administrada por Médico Veterinário pertencente ao quadro de técnicos da Seção de Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Águas de Lindóia. A atuação do profissional será exclusivamente de vacinação de rotina contra a raiva, não havendo atendimento clínico. 

A contenção dos animais deverá ser realizada obrigatoriamente pelo tutor do animal. Deve-se evitar, portanto, que os animais sejam trazidos por crianças ou adultos sem força física suficiente. Na impossibilidade ou recusa do tutor em segurar seu animai, a vacinação não será realizada O fato será devidamente registrado no prontuário de atendimento, justificando a não vacinação.

Animais que estejam manifestadamente doentes ou mesmo convalescentes de doenças debilitantes, agudas ou crônicas, assim como em processo de recuperação de procedimentos cirúrgicos, poderão ter a vacinação adiada, a critério do Médico Veterinário, para depois da completa recuperação. Nesse caso o tutor poderá fazer novamente o agendamento

Serão vacinados somente cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade. Fêmeas prenhes ou em lactação poderão ser vacinadas, desde que não se estressem na contenção, fato que poderá resultar no adiamento da vacinação, a critério do Médico Veterinário. 

Em função do recente aumento de casos de COVID-19, recomenda-se fortemente ao tutor usar máscara facial, devidamente posicionada, conforme orientações do Ministério da Saúde. 

O telefone para informações e dúvidas é o 3824 1409 e o horário de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

1751 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.