Turismo e Cultura - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023

Prefeito recebe pesquisadora da UFPR para projetar exposição sobre a cientista Marie Curie

Cientista visitou Águas de Lindoia em 1926

Na tarde desta terça-feira, dia 5, o Prefeito Gil Helou recebeu em seu gabinete a coordenadora do projeto de extensão universitária Meninas e Mulheres nas Ciências, do departamento de Química da UFPR (Universidade Federal do Paraná), professora dra. Camila Silveira. Eles conversaram do apoio às pesquisas iniciadas pela professora e sua equipe sobre a visita da ganhadora do Nobel em Física e Química, a cientista Marie Sklodowska-Curie, à cidade, no ano de 1926.

A renomada cientista esteve em Águas de Lindóia à convite do médico italiano Francisco Tozzi, para analisar as águas das fontes do balneário, além de falar sobre os processos científicos para médicos e cientistas do país.

Durante o encontro, o prefeito, a professora e o diretor de Turismo e Cultura do Município, Joel Raimundo de Souza, debateram a montagem de uma EXPOSIÇÃO no Balneário Municipal, a ser inaugurada no 1o semestre de 2024. O objetivo da mostra de fotos, documentos e outros achados, segundo Camila, é apresentar para o público mais amplo possível a importância histórica, científica e cultural da vinda de Marie Curie à, então, Thermas de Lindoya.

Para o prefeito Gil Helou, ao recuperar a história dessa expedição da cientista polonesa em Águas de Lindóia, a cidade pode abrir uma nova etapa para o turismo, associando as fontes das águas a grandes movimentos e descobertas científicas do século XX. “A presença da cientista pioneira e de tamanha relevância internacional em nossa Cidade é um marco e, trazer luz para essa história, pode assinalar novas oportunidades e novos negócios”, destacou o prefeito.

Homenagens à Nobelista

Além da exposição, Gil Helou solicitou um estudo para a construção de um monumento em homenagem à cientista Marie Curie. De acordo com o prefeito, a elaboração de um espaço para esse monumento permitiria a criação de um roteiro cultural para os visitantes, ressaltando o papel turístico de Águas de Lindóia na região e no país.

Para dar início aos estudos, o secretário de Obras, Adalberto Mota Silva de Oliveira, o assessor de Planejamento e arquiteto, Samuel Machado Mantovani, e o diretor do Balneário Municipal, Rogério Brasil Rizzo, reuniram-se com a professora Camila e com o diretor de Turismo e Cultura. O grupo percorreu o entorno do Balneário, mapeando ruas e praças.

“Um dos objetivos da atual gestão é criar uma passarela cultural, contando a história da cidade e das contribuições científicas e medicinais, que cercam as fontes termais”, contou o arquiteto Samuel.

Sustentabilidade

Todo o projeto vincula-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, conforme a professora Camila, que, em reunião com o secretário de Meio Ambiente do Município, José Mauro Alvarenga, propôs a elaboração de ações de Educação Ambiental a serem realizadas a partir da exposição. Tais ações serão voltadas aos estudantes das escolas de Ensinos Fundamental e Médio da cidade e região, como também a produção de material voltada aos visitantes de diferentes idades. Eles se reuniram no Balneário, no período da tarde, desta quinta-feira, 6/07.

Para José Mauro, a proposta converge com os objetivos da Secretaria, que busca fomentar atividades e projetos junto à população do município, voltadas à proteção das nascentes e fontes. “Queremos trabalhar juntos para podermos envolver o máximo de pessoas para a preservação de nossa riqueza: a água”, disse.

A Secretaria de Meio Ambiente também estará envolvida nos estudos para a elaboração do monumento em homenagem à cientista Marie Curie.

Balneário e a pesquisa

A equipe coordenada pela professora Camila recebeu um apoio fundamental do Balneário Municipal, que cedeu temporariamente uma sala para que façam as pesquisas e possam realizar entrevistas e reuniões com diferentes pessoas da comunidade de Águas de Lindóia, para reunir informações e material para a pesquisa.

Créditos do Texto e Foto: Daniel Patire/UFPR